Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/05/2021-18h44

Udesc Lages, Secretaria da Agricultura de SC e Epagri realizarão trabalho integrado

Secretário de Agricultura de SC conheceu estrutura  da Udesc Lages, nesta segunda - Foto: Tatiane Rosa
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta segunda-feira, 17, o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do Estado, Altair Silva, e a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edilene Steinwandter, juntamente com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vagner Portes.

A comitiva foi recebida pelos cinco diretores da Udesc Lages, das áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação, extensão e administração. A agenda iniciou com uma reunião para firmar parcerias e alinhar o desenvolvimento de um trabalho conjunto entre as três instituições e encerrou com uma visita ao campus. Também estava presente a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Letícia Sequinatto.

Uma das principais demandas do Estado são alternativas para a produção de cereais de inverno, em função da dependência com relação à exportação. "Nós importamos muito milho de outros estados e até do exterior e produzir cereais de inverno é diminuir essa dependência", afirma o secretário.

A secretaria tem como referência, principalmente, as pesquisas realizadas na universidade que podem contribuir com a solução de problemas e com o desenvolvimento do agronegócio catarinense. Um exemplo é o monitoramento dos impactos da cigarrinha-do-milho nas lavouras de Santa Catarina, baseado em estudos do professor Ricardo Casa, do Departamento de Agronomia.

"A Secretaria de Agricultura tem muito interesse em estreitar relações e construir parcerias para que o resultado final chegue às propriedades rurais", fala Silva. "A gente sabe que o CAV é uma referência em termos de formação agronômica, veterinária, ambiental e florestal e sua contribuição para a economia de Santa Catarina é fundamental".

A reunião é o início de futuras tratativas que, além das pesquisas, incluem capacitações em parceria com a Epagri, por exemplo. Segundo o diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Eliseu Gewehr, a principal contribuição da universidade se dará pela formação de profissionais e pela geração de conhecimento. "Traçamos alguns pontos e vamos fomentar essas ideias e projetos para que possamos melhorar o setor primário de Santa Catarina", diz ele.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.