Legenda: A expectativa é que esta etapa da obra esteja concluída até junho de
2024
O Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville concluiu, em março deste ano, a primeira fase das obras de acessibilidade, melhorando as condições de deslocamento no campus e buscando atender as normas da área.
As obras fazem parte de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado junto ao Ministério Público em 21 de novembro de 2018.
Para atender a todas as normas de acessibilidade será necessário, entre outros itens, a reforma completa das calçadas do campus, para criar rotas acessíveis a todos os blocos; a criação de novos banheiros acessíveis; a instalação de plataformas elevatórias e elevadores em todos os blocos, pois as rampas existentes não atendem as normas e seu ajuste era tecnicamente inviável. Além disso, foi necessário o aumento do número de vagas de estacionamento especiais para idosos, pessoas com deficiência, dentre outros previstos em norma.
Para atendimento da norma de acessibilidade foram necessários a construção de 20 banheiros, que permitam o acesso de pessoas com necessidades especiais e seu acompanhante, sem o constrangimento de entrar em banheiro coletivo.
Segundo o setor de obras da Udesc Joinville, o prazo para a entrega das obras teve que ser ampliado devido a restrições orçamentárias causadas pela pandemia do COVID-19. A reforma precisou ser dividida em duas fases. A licitação da primeira fase das obras teve a Ordem de Serviço do contrato assinada no dia 7 de abril de 2021, sendo concluída em março de 2023. A segunda fase teve a ordem de serviço assinada em março de 2022 e se encontra em andamento.
A primeira fase, recém-concluída, abrangeu as calçadas, banheiros, sinalização tátil direcional, construção de ciclofaixa e demarcação de vagas de estacionamento, e a segunda, em execução, abrange a instalação das plataformas elevatórias e elevadores e construção de 3 banheiros acessíveis no bloco L. Vale ressaltar que alguns detalhes da finalização das obras contratadas para esta fase estão, bem como itens com garantia, sendo notificados às empresas responsáveis pelas obras.
Ao todo serão instaladas 7 plataformas e 4 elevadores, sendo que já foi instalada a plataformas prevista para o prédio do patrimônio. Já no bloco L, no acesso a academia do ginásio, no bloco C e na parte externa do bloco E, a infraestrutura civil está pronta para a instalação dos equipamentos, que devem ocorrer durante esse semestre.
Prevenção e Combate a Incendios
Também está em andamento obras de adequações sistemas de prevenção e combate a incêndios, as quais vão trazer mais segurança aos usuários e patrimônio público e vão complementar requisitos de acessibilidade, como por exemplo a troca de guarda-corpo e instalação de novos, em locais não contemplados na primeira etapa, bem como a instalação de cinere, iluminação e sinalização de emergência, novas rotas de fuga, dentre outros. “A expectativa é que esta etapa da obra esteja concluída até junho de 2024”, informou o engenheiro da Udesc Claudinei Oscar Wisser.
Para a finalização do TAC, estão previstas também, dentre outras melhorias, placas de sinalização, mapas táteis em braile e alguns ajustes no mobiliário. “Importante destacar que o campus é um local dinâmico com mudanças constantes e que os itens relacionados à acessibilidade devem ser sempre atualizados, portanto constantemente ocorrem melhorias e ajustes”, destacou Claudinei.
“É importante destacar que os resultados, hoje já conseguidos, são fruto de esforço de várias gestões do centro e da reitoria desde a assinatura do TAC”, informou o Diretor Geral, professor Antonio Heronaldo de Sousa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Fone: 47 34817882