A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Joinville está com dois pontos de coleta de donativo, no Restaurante Universitário e na Recepção do Centro até sexta-feira, 10 de maio. As doações serão enviadas às famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Estão sendo arrecadados:
o colchões
o lençóis e fronhas
o produtos de higiene e limpeza
o água
o copos plásticos
o ração para cães e gatos
o cestas básicas fechadas
Todas as doações serão encaminhadas à Defesa Civil do estado do Rio Grande do Sul.
Tragédia
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 83 mortes já foram registradas por causa de alagamentos e deslizamentos, outras quatro podem estar relacionadas a esses eventos e há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas.
O governo federal reconheceu estado de calamidade em 336 municípios (quase 70% do total de municípios gaúchos) e a situação no momento é de 443 mil pontos sem luz e 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).
Além disso, o nível do Lago Guaíba atingiu nível recorde no domingo, 5, em Porto Alegre, acima de 5,30 metros (a inundação dele começa a partir de 3 m), e levará dias para retomar a patamares seguros. As operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho seguem suspensas e voos estão cancelados até 30 de maio.
Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail:
comunicação.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882