Nesta terça-feira, 19, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), deu início ao projeto Rede-IES, que visa compartilhar dados sobre a pós-graduação brasileira.
O projeto liderado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) congrega 13 instituições de ensino superior (IES).
Para reduzir o preenchimento de informações repetidas em sistemas acadêmicos, a Rede-IES quer estruturar procedimentos que facilitem o compartilhamento de dados em cinco níveis de política: pública; organizacional; legal; semântica; e técnica.
A coordenação do projeto da rede ficará a cargo do professor José Francisco Salm Jr., e a coordenação técnica do professor. Julíbio David Ardigo, ambos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc, e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).
Segundo Salm Jr., "será uma oportunidade singular de aproximação da Udesc com a Capes e as instituições da rede nos assuntos pertinentes a pós-graduação".
De acordo com o presidente da Capes, Benedito Aguiar, a coleta de informações é complexa, e o projeto poderá apontar "melhores caminhos, formas de interagir, e desenvolver um modelo com ligação mais eficiente entre as universidades e a Capes".
IES participantes
Participam também da Rede-IES as seguintes instituições:
Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes