Secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Rui
Gonçalves, expõe projeto - Foto: Mauro Vaz/PMF
A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta quinta-feira, 21, o projeto Rota da Inovação, no qual a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável fará um roteiro tecnológico, econômico e turístico da cidade.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será um dos pontos do trajeto, que começará no Aeroporto Hercílio Luz, no Sul da Ilha de Santa Catarina, e irá até o Sapiens Parque, no Norte, local do evento.
Com a rota, a prefeitura quer destacar as principais instituições de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento econômico em um trecho de 40 quilômetros para transformar o município em um
polo internacional de inovação.
"O projeto vai interagir com as ações de inovação das instituições e mostrá-las para a sociedade", explica a coordenadora de Projetos e Inovação da Udesc, Carla Regina Roczanski.
No evento, a prefeitura também firmou protocolo de cooperação com a empresa Oi para instalar, até o fim do ano, 30 telefones públicos na cidade com acesso gratuito e ilimitado à internet por tecnologia wi-fi (rede sem fio).
Próxima etapa
Além da Udesc, a Rota da Inovação passará pelo futuro Parque Viva Ciência, na Via Expressa Sul, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assim como pelo Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc) e pelo Parque Tecnológico Alfa.
"Vamos conversar com a secretaria municipal para definir como serão as ações da Udesc na rota", diz Carla.
Com prazo para ser implantado em dezembro, o projeto fará consultas à sociedade por meio de encontros, entrevistas e pesquisas.
Assessoria de Comunicação da Udesc*
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Fone: (48) 3321-8143
* Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis