Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/09/2022-16h49

Udesc implantará incubadora no Campus I para empresas de base tecnológica

Incubadora será criada em prédio adquirido para receber Reitoria e Udesc Cead - Foto: Roberto Vaz
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) implantará uma incubadora de empresas de base tecnológica no Campus I, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A estrutura física está prevista no projeto do prédio adquirido pela universidade para sediar a Reitoria e o Centro de Educação a Distância (Cead).

Segundo vice-reitor, Luiz Coelho, a proposta de criação e implantação da incubadora faz parte de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) pela técnica universitária Elaine Zeni Vieira, da Coordenadoria de Inovação e Projetos (Cipi).

Pesquisa e grupo de trabalho

A pesquisa de Elaine busca propor normativos na universidade e apresentar um plano de ações para a implantação e a consolidação da incubadora. Coelho explica que, após a finalização do estudo, será composto um grupo de trabalho para institucionalizar a governança, validar os normativos propostos e iniciar o processo de seleção das empresas.

Em complemento à iniciativa, a Cipi submeteu à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio da Chamada Pública nº 027/2022, um projeto para implantação da incubadora. A proposta aborda a contratação de pessoal técnico para repassar informações e dar início às atividades de incubação, como capacitação de mentores e mentorias às empresas.

A coordenadora de Projetos e Inovação, Carla Roczanski, destaca que esse será um passo importante para a Udesc avançar para uma estrutura própria de incubação. Na universidade, compete à Cipi apoiar e estimular empresas de base tecnológica, por meio da atividade de pré-incubação e incubação de empresas.

Transferência de tecnologia

"A Lei nº 10.973/2004 classifica as incubadoras de empresas como um ambiente promotor de inovação, sendo que a Associação Nacional Promotora de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) reforça a importância destes habitats para a transferência de tecnologia, visto que são empreendimentos voltados para a inovação", afirma Carla.

"Inserida na universidade, a incubadora de empresas de base tecnológica será um mecanismo para o desenvolvimento econômico e permitirá alavancar negócios e gerar soluções inovadoras. É a união da prática e teoria em um campo propício de experimentação que aproxima alunos, egressos e professores da região que estão inseridos, visando o desenvolvimento econômico", destaca o vice-reitor Coelho.

De acordo com a Anprotec, as incubadoras de empresas surgiram com o objetivo de auxiliar os empreendedores para alcançar o nível de maturidade do seu negócio, principalmente pela possibilidade de agregar conhecimentos e habilidades de gestão empresarial. Ao término do programa, as empresas estão preparadas para uma gestão adequada e posicionadas corretamente no mercado.

Empreendedorismo e inovação

"O objetivo da Udesc com esse empreendimento é fomentar a transferência tecnológica das pesquisas realizadas internamente, incentivando o empreendedorismo e a inovação na universidade", conclui Coelho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Incubadora será criada em prédio adquirido para receber Reitoria e Udesc Cead
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.