Formação de professores atenderá membros da Terra
Indígena Laklãnõ - Foto: Helena Marquardt/Divulgação
Neste sábado, 27, ocorrerá a aula inaugural do curso de Pedagogia Indígena Xokleng, realizado por meio de uma parceria entre a comunidade da Terra Indígena Ibirama, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a
Universidade Regional de Blumenau (Furb), com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação (Fumdes).
O evento e a recepção aos alunos será às 13h30, nas dependências do
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Udesc em Ibirama. A solenidade será prestigiada pelo reitor da Udesc, Marcus Tomasi, e pela reitora da Furb, Márcia Cristina Sardá Espíndola.
A realização do curso de Pedagogia Indígena Xokleng -é resultado de uma ampla parceria entre instituições e a comunidade indígena. A Furb, lideranças da Terra Indígena e docentes indígenas trabalharam coletivamente para elaboração do projeto contemplado no edital do programa
Uniedu, do Governo do Estado, buscando a parceria da Udesc para a realização das atividades nas instalações da universidade em Ibirama.
A iniciativa também teve apoio do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) na interlocução do convênio entre as organizações parceiras.
Aulas e estudantes
Com quatro anos de duração, o curso utilizará a estrutura da Udesc Ibirama e terá aulas nas sextas-feiras à noite e nos sábados durante o dia.
Os 45 alunos fazem parte do povo Laklãnõ Xokleng e são residentes da Terra Indígena Ibirama Laklãnõ. A seleção dos participantes ocorreu segundo critérios definidos junto aos representantes indígenas e em atendimento ao edital. Além de pertencer ao povo Xokleng e residir no Estado, é preciso ter concluído o ensino médio para ingressar no curso.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010