Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/11/2015-20h29

Udesc fica entre dez melhores instituições do ranking nacional do esporte universitário pela primeira vez

 

Duplas de futevôlei e vôlei de praia ganharam pontos necessários em Aracaju - Foto: Divulgação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve uma marca histórica no fim de semana ao terminar um ano entre as dez melhores instituições do ranking nacional do esporte universitário pela primeira vez, exatamente na décima posição, com 219 pontos, entre 144 participantes.

Além, a Udesc foi a quarta melhor universidade pública, ficando atrás somente das universidades de Brasília (UnB), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal do Ceará (UFC).

Até então, a melhor posição final da Universidade dos Catarinenses no ranking nacional tinha sido o 11º lugar em 2014, com 204 pontos, entre 204 participantes. Em 2013, a instituição ficou na 34ª colocação, com 67 pontos, entre 192 participantes.

"O trabalho dos gestores, dirigentes e professores de Educação Física foi imprescindível para atingirmos essa marca histórica, bem como a atuação de todos os acadêmicos que participaram desde as fases regionais até as finais dos calendários da CBDU e do JUCs, entre abril e novembro", destaca a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves.

"Agora fica o desafio de mantermos o trabalho para continuarmos desenvolvendo o esporte universitário da Udesc", afirma. Em julho, a universidade também conquistou o título geral dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) pela quarta vez em cinco anos.

Na terça-feira da próxima semana, 8, a Coordenadoria de Eventos (Ceven) participará da reunião da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) que definirá o calendário de 2016. Na disputa deste ano, a FCDU terminou em terceiro lugar entre as 27 federações universitárias.  

Pontuação decisiva no Nordeste

O top 10 foi alcançado na última competição do ano da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que foi a Liga do Desporto Universitário de Jogos de Praia (LDU Beach Games), realizada entre 24 e 28 de novembro, em Aracaju.

A Udesc iniciou o torneio na 13ª posição do ranking, estando 54 pontos atrás do décimo colocado, mas conseguiu subir três colocações com os 63 pontos das duplas femininas e masculinas do futevôlei e do vôlei de praia.

No futevôlei, Luiza Jesus/Heloisa Peres (Cefid) e João Paulo Rodrigues/Bruno Medeiros (Ceres) ficaram em quinto lugar, mesmo desempenho de Carolina Isidoro/Eduarda Schuch (Cesfi) no vôlei de praia. Já a dupla masculina dessa modalidade, Douglas Stringari (CCT)/Anderson Ropelato (Ceplan), terminou na sexta colocação.

No torneio, os alunos foram acompanhados pela professora Elisa Dell'Antonio (Cefid) e pelo professor Émerson Back (CEO).

Já o professor Paulo Henrique Xavier de Souza, que é o diretor-geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e representou a FCDU e a Udesc, participou da cerimônia de encerramento e dos debates do Fórum da CBDU 2015 sobre projetos consolidados e novas ideias para o desenvolvimento do esporte universitário nacional.

Leia mais:

25/11/2015 - Delegação da Udesc disputa torneio em Sergipe para chegar ao top 10 do ranking do esporte universitário

13/10/2015 - Atletas da Udesc iniciam participação nos Jogos Universitários Brasileiros nesta quarta

28/07/2015 - Udesc conquista tetracampeonato dos Jogos Universitários Catarinenses

19/05/2015 - Atletas da Udesc conquistam medalhas no karatê e taekwondo da LDU Lutas

13/05/2015 - Udesc conquista duas medalhas de bronze na etapa regional da Liga do Desporto Universitário

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h