Dilmar Baretta, Carmen Pandini e Vera Santos
representaram a universidade no evento - Fotos: Div.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participou do 67º Fórum Nacional dos Reitores da Abruem, realizado entre 18 e 21 de maio, em Maceió. A edição do evento da
Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi organizada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o tema central "Novos desafios, caminhos trilhados e heranças: que aprendizagens a pandemia ensina às nossas universidades".
Pela Udesc, participaram o professor Dilmar Baretta, reitor da universidade e presidente da Câmara Técnica de EAD/UAB e Tecnologias Educacionais da Abruem; a professora Carmen Maria Cipriani Pandini, do Centro de Educação a Distância (Cead), secretária da câmara técnica, que é responsável pelas ações da associação relacionadas ao ensino a distância e ao sistema Universidade Aberta do Brasil; e a professora Vera Márcia Marques Santos, diretora-geral da Udesc Cead.
Rumos do EAD
No fórum, Baretta fez uma apresentação sobre o tema "Os rumos da EAD nas universidades públicas: a institucionalização como um processo necessário".
Confira os dados da apresentação.
Na sua fala, o reitor buscou fazer uma análise dos processos de ensino a distância implantados nas universidades, trazendo à reflexão aspectos importantes sobre as práticas de EAD, "que incluem a necessidade de pensar estruturas fortes e autônomas para além dos programas de fomento".
A apresentação também abordou os trabalhos desenvolvidos pela câmara, como o Programa de Mobilidade Virtual, que, na edição mais recente, contou com mais de 320 alunos matriculados em diversas instituições brasileiras, e a realização da pesquisa que mapeou as principais ações desenvolvidas pelas universidades na pandemia e seus respectivos impactos.
A professora Vera destacou a importância do fórum e, em especial, o tema da apresentação da Câmara de EAD. "As instituições de ensino que ofertam a modalidade a distância com seriedade e compromisso necessitam pensar sua institucionalização como um processo necessário. Fico feliz que as universidades estaduais e municipais estejam fazendo esse movimento", afirmou.
Mudança no nome
Além das apresentações das câmaras temáticas, a programação incluiu palestras e debates, além da reunião do Conselho Pleno da Abruem, com a eleição da diretoria para o biênio 2022-2024 - na qual o reitor Baretta foi eleito membro suplente do Conselho Deliberativo.
No evento, também foi aprovada a modificação da nomenclatura para Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), de modo a promover a igualdade de gênero na instituição; e foi definida a formação de um grupo de trabalho para estudar a criação de uma câmara que inclua a temática da assistência estudantil.
A próxima edição do fórum nacional será organizada pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Curitiba, em dezembro.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009