Conferência prteparatória reuniu população migrante, acadêmicos, organizações
e associações locais e políticos (Fotos: Sansara Buruti)
No último domingo, dia 25 de fevereiro, foi realizado no
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, a Conferência Livre Local - Migração, Direitos Humanos e Diálogo Intercultural, etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR).
A conferência local em Florianópolis foi organizada por diversas instituições e associações que trabalham para a garantia dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida no estado de Santa Catarina, entre elas, o
Observatório das Migrações, da Udesc Faed; a organização Círculos de Hospitalidade; a Cátedra Sergio Vieira de Mello da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (
NUDHA), do Centro de Artes (Ceart) da Udesc; a Associação de Jeunes Haitiens de la Santé (AJHASS) e a Rede de Venezuelanos no Brasil (REDEVEN). O evento contou ainda com o apoio da Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM).
O Observatório das Migrações, da Udesc Faed, participou com o apoio de docentes, discentes e bolsistas dos curos de graduação e dos Programas Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental
(PPGPlan) e de História (
PPGH) e também com a participação de docentes do NUDHA (Udesc Ceart). A conferência contou ainda com disponibilização da
Brinquedoteca da Udesc Faed para as crianças, com o apoio do Laboratório de Educação e Infância (
Laborei).
No total, compareceram ao redor de 60 pessoas ao evento, entre população migrante, acadêmicos, representantes de organizações e associações locais e políticos, como as vereadoras e vereadores envolvidos com a temática das migrações em Florianópolis e no estado de Santa Catarina.
A professora Glaucia Assis, que integrou a comissão organizadora, afirmou que: “ o evento contou com a participação de imigrantes de diversas nacionalidades que discutiram suas demandas e encaminharam propostas concretas que serão levadas a COMIGRAR Nacional, é um dia importante para os migrantes e a luta por direitos, ficamos felizes de estar juntos nesse processo”.
Durante o evento foram debatidos os principais desafios e demandas da população migrante na cidade de Florianópolis e foram feitas propostas que subsidiarão a construção do Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia. Nesta conferência foram levantadas questões sobre os eixos 4 - Governança e participação social; 5 - Regularização Migratória e Documental; e 6 - Enfrentamento e violação de direitos.
As propostas locais aprovadas na plenária final serão levadas à Conferência Nacional que ocorrerá em junho, em Foz do Iguaçu. As etapas locais estão acontecendo em diversas cidades brasileiras com o objetivo de discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas. A COMIGRAR é uma oportunidade importante e democrática para que migrantes, refugiados e apátridas tenham suas vozes e demandas ouvidas.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br