Sétima edição do Sedres receberá participantes de
sete países diferentes. Arte: Divulgação
O
VII Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres), que será realizado entre 25 a 28 de setembro, em Florianópolis, pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (
PPGPlan), do
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com apoio do departamento de
Geografia, vai receber 564 pesquisadores de 70 universidades, 21 estados brasileiros e seis países diferentes, além do Brasil. Com as inscrições encerradas, a comissão organizadora do evento divulgou os números finais do evento, que contará com participantes da Alemanha, Angola, Argentina, Estados Unidos, México e Portugal.
De acordo com a organização, dos pesquisadores inscritos, 52% são mulheres. Houve ainda 288 trabalhos enviados. Os resumos expandidos enviados serão avaliados até o final do mês maio para que os pesquisadores possam submeter suas versões finais nos formatos artigo e/ou pôster até o mês de agosto, conforme análise que conduz a comissão científica do evento.
O evento é promovido com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur). A coordenação desta edição é dos professores do PPGPlan: Francisco Canella, Isa de Oliveira Rocha e Gláucia de Oliveira Assis.
O seminário tem por objetivo discutir questões relativas ao desenvolvimento regional em diferentes contextos regionais, nacionais e globais num mundo cada vez mais interconectado. O evento é organizado de forma itinerante, em diferentes regiões do país, possibilitando trocas de experiências e saberes, o amadurecimento de questões teóricas e metodológicas que ampliam as contribuições acerca do desenvolvimento regional que possam se traduzir em enfrentamentos às desigualdades.
A temática geral desta edição será “Os desafios do desenvolvimento Socioambiental e as horizontalidades: pontes entre a região, o Estado e o cotidiano”. O evento deverá reunir pós-graduandos, professores e pesquisadores, de todas as regiões do país.
O desafio proposto por esse SEDRES é pensar as questões do desenvolvimento socioambiental em um mundo marcado por mudanças climáticas e suas interfaces com questões energéticas, as questões de desenvolvimento e suas articulações com a sustentabilidade e como incluir as populações, principalmente as mais vulneráveis, nos modelos de desenvolvimento que busquem reduzir as desigualdades geradas pelo atual modelo econômico. Neste sentido, a discussão das horizontalidades como dinâmicas sociais que vêem debaixo, surgidas em reação às demandas globais colocam os desafios de criar pontes entre as demandas dos atores locais e as políticas públicas regionais, estaduais e globais. O evento convida a refletir sobre esses desafios.
Mais informações, inscrições e a programação completa podem ser acessadas no site do VII SEDRES:
acesse aqui.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br