Evento reuniu estudantes de pós-graduação
e de licenciatura - Fotos: Divulgação
O
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou uma atividade formativa integrada com a
Faculdade Municipal de Palhoça (FMP), em 19 de outubro, com ênfase na produção textual científica de artigos e de trabalhos de conclusão de curso (TCCs), como dissertações e teses.
Na Udesc Faed, o encontro teve participação dos programas de pós-graduação em
Educação (PPGE) e em
Gestão da Informação (PPGInfo) e dos cursos de licenciatura em
Pedagogia,
Geografia e
História.
A atividade integrada foi uma iniciativa do laboratório e grupo de pesquisa
Didática e Formação Docente (Nape), coordenado pelos professores Lourival José Martins Filho e Alba Regina Batistti de Souza.
Apresentação
No encontro, a professora Wanderléa Pereira Damásio Maurício, da FMP, apresentou sua pesquisa de doutorado com ênfase na metodologia e no processo de definição de problemas, objetivos, revisão de literatura, abordagens e procedimentos técnicos para recolha e análise dos dados.
Docente do curso de Pedagogia da FMP, Wanderléa é pedagoga, com especialização em Gestão Escolar, mestrado em Educação (pela Udesc Faed) e doutorado em Educação, com estágio pos-doutoral em Educação também pela universidade estadual.
Para a professora, "no processo de construir textos acadêmicos, é necessário que se proponha a fazer uma caminhada feliz, realizar uma revisão de literatura consistente e definir com precisão palavras chaves e conceitos que nortearão todo o trabalho acadêmico".
Depoimentos
A pesquisadora Eliane Dittrich, que é bibliotecária da Udesc e mestranda do PPGinfo, destaca que a atividade "foi muito importante para ajudar no aprofundamento das pesquisas, em especial em dicas para os encaminhamentos metodológicos".
Para Débora Matias Gomes, também mestranda do PPGinfo, a atividade "colaborou na elucidação das formas de escrever e produzir textos de forma cientifica".
Outra aluna do PPGINfo, Milene Cortez, que trabalha no Instituto Federal de Brasília, ressalta que "essas atividades integradas contribuem no processo de formação de pesquisadores e de escrita acadêmica, sendo muito importante ouvir uma pessoa com experiência em pesquisa, que fala de seu trabalho com precisão".
A acadêmica do curso de Pedagogia da Udesc Faed, Natalia Schmitt Becker, afirma que aprendeu bastante "sobre o processo de pesquisa e escrever na universidade".
Para Lais Tredicci Lopes, mestranda do PPGE, "foi uma atividade geradora de esperança, que apontou caminhos no processo de pesquisar e escrever".
Doutorandos
Doutoranda em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a professora Karine Oliveira de Neves está cursando uma disciplina no PPGE da Udesc Faed. Segundo ela, a palestrante, "por meio do entusiasmo de sua pesquisa, motivou a todos para o processo de escrita acadêmica de teses e dissertações".
Já a doutoranda em Educação da Udesc Faed Aline Warken afirma que a atividade integrada "contribuiu para evidenciar a importância da pesquisa científica e o impacto social decorrente".
O professor Paulino Kuebo, do Instituto Superior Politécnico do Soyo, em Angola, realiza doutorado em Educação no PPGE da Udesc Faed. Para ele, "a atividade contribuiu apresentando uma visão metodológica no processo de pesquisar, levando-se em conta o cuidado de si durante o processo, pois não podemos esquecer de nossa saúde".
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009