Profissionais Monise Gomes e Taiana Estivalete atuarão com
tradução e interpretação em Libras para atividades pedagógicas
O
Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), passou a contar a partir de setembro com duas profissionais de Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A contratação das profissionais era uma demanda importante para o centro por conta dos acadêmicos dos cursos que necessitavam deste suporte durante as aulas, e também considerando a perspectiva da educação inclusiva prevista pelo
Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape), da Udesc Faed.
As profissionais Taiana Estivalete e Monise Gomes, vinculadas ao departamento de Pedagogia, concentram suas atividades no Nuape e participam de agendas no ensino, na pesquisa e na extensão, com a tradução e interpretação em Libras na Udesc Faed.
Segundo a coordenadora do Nuape, a pedagoga Márcia de Souza Lehmkuhl, com as novas profissionais existe também a possibilidade de atendimento a outros centros da Udesc.
Para a diretora de Ensino de Graduação da Udesc Faed, professora Julice Dias, a contratação das profissionais significa mais um salto qualitativo na política de ensino de graduação e pós-graduação da Udesc Faed, tendo em vista que, desde 2017 o centro vem num fluxo sistemático de atender estruturalmente direitos fundamentais de seus estudantes.
As atividades de tradução e interpretação em Libras serão desenvolvidas conforme as demandas e necessitarão de agendamento prévio. Mais informações pelo e-mail:
libras.faed@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
Jornalista Carolina Hommerding
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br