Notícia atualizada em 29/09/23, às 19h15
Estudantes dos cursos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) podem participar de duas oficinas sobre “bancos comunitários, microcrédito e economia popular”, nesta terça e quarta-feira, 3 e 4 de outubro, na Sala Dinâmica, no 3º andar da Biblioteca Central.
Um dos palestrantes é Joaquim Melo, especialista em desenvolvimento local e criador da metodologia dos bancos comunitários e das moedas sociais circulantes no Brasil. Criou em 2003 o Instituto Palmas e a Rede Brasileira de Bancos Comunitários (RBBC), o que lhe permitiu assessorar a criação de mais de 150 bancos comunitários em todo o país e organizar carteiras de crédito popular em comunidades de baixa renda.
Em 2015, Melo criou o Instituto E-dinheiro Brasil e Plataforma Digital E-dinheiro Social, uma organização da sociedade civil que atua como uma fintech. Operando com moeda social digital em todo território nacional, a plataforma tem 230 mil usuários e 24 mil comércios credenciados, movimentando 50 milhões de reais por mês em micro e pequenas empresas.
Banco Comunitário Icom
A oficina também terá a participação da coordenadora de projetos do Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom), Camilla Reis. Ela é também pesquisadora do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) da Udesc Esag, onde se graduou em Administração Pública e atualmente cursa o Mestrado em Administração.
Camila liderou durante a pandemia de Covid-19 a experiência do banco comunitário ICOM, o primeiro de Santa Catarina. O banco comunitário foi criado em 2020, ao lado de uma rede de organizações parceiras para garantir o acesso à alimentação com autonomia a famílias em áreas de vulnerabilidade social, através de parcelas mensais de moedas sociais.
Dois horários
As oficinas são atividades das disciplinas Direito Empresarial, do curso de graduação em Administração, e Fundamentos do Direito, do curso de Ciências Econômicas da Udesc Esag, ambas ministradas pela professora Amanda Lima. Joaquim Melo fará a palestra de forma remota, por videoconferência, mas interagindo com o público da oficina.
A oficina será oferecida em dois horários: na terça-feira, 3, a partir das 16h, e na quarta, 4, às 8h20, ambos no mesmo local.
Serviço:
O QUÊ: oficina “Bancos comunitários, microcrédito e economia popular”.
QUANDO: terça-feira, 3 de outubro, das 16h às 17h40 e
quarta-feira, 4 de outubro, das 8h20 às 10h.
ONDE: Biblioteca Central da Udesc – 3º andar, Sala Dinâmica
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br