Mais de 100 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, lideranças comunitárias e pré-candidatos às eleições para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Florianópolis, participaram na noite desta segunda-feira, 25, do encontro Comunidades e Universidades, no Plenarinho da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A Reitoria da Udesc foi representada pela vice-reitora, Clerilei Bier.
O evento foi um momento para debate e apresentação dos trabalhos coproduzidos neste semestre letivo por estudantes e professores de disciplinas da 6ª fase do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Os trabalhos atendem demandas da comunidade em dois distritos de Florianópolis: Trindade e Ratones.
O trabalho integrado resultou da parceria entre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis e o Fórum de Governança Ecossocial de Bens Comuns de Florianópolis (Ecoar), formado por 40 associações comunitárias que atuam nos diversos bairros da cidade.
Projetos de estudantes
A partir deste diagnóstico, estudantes do curso de Administração Pública da Udesc Esag, desenvolveram 9 projetos nas disciplinas deste semestre buscando atender algumas demandas específicas de comunidades das regiões da Bacia do Itacorubi e Ratones, que foram apresentados durante o evento desta segunda.
Entre os trabalhos desenvolvidos no curso estão projetos para criação de associação de apoio a um parque ambiental, implementação de trilhas urbanas, IPTU verde, oficinas de compostagem e agricultura urbana, manual de comunicação para associação de moradores, rota de turismo comunitário, plano de ação para cobrar melhorias urbanas, evento com oferta de serviços à população e catalogação de acervo de biblioteca comunitária.
Universidades e comunidades
Todo o trabalho envolveu integração entre pesquisa científica, extensão (ao levar o conhecimento produzido na universidade para a comunidade) e ensino, envolvendo cinco disciplinas da 6ª fase dos cursos matutino e noturno de Administração Pública da Udesc Esag (Sociedade Civil e Políticas Públicas, Sistemas de Accountability, Gestão de Projetos Públicos, Gestão da Responsabilidade Socioambiental e Gestão de Custos Públicos).
Os projetos foram orientados pelos professores responsáveis pelas disciplinas: Carolina Andion, Maria Letícia Xavier, Paula Schommer, Júlia Viezzer Baretta, Janice Mileni Bogo, Lucas Carregari Carneiro e Igor Pereira da Luz. Os estudantes também trabalharam em conjunto com duas organizações comunitárias da cidade: o Fórum da Bacia do Itacorubi e a Associação de Moradores de Ratones (Amora). Nove equipes de alunos se dedicaram aos projetos.
O relatório técnico coproduzido pelo Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag e pelas comunidades está disponível on-line. O documento se propõe a qualificar o debate e trazer a toda das demandas e prioridades vividas pelas comunidades um ano eleitoral e em que teremos a Conferência das Cidades em Florianópolis”, afirmou a professora Carolina Andion, coordenadora do Observatório.
“Esse encontro e este relatório são amostras da riqueza do que as universidades podem fazer quando se juntam às comunidades coproduzindo conhecimento e uma ciência cidadã”, completou a professora.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br