Programação começa nesta terça-feira, 29 e vai até quinta, 31
O 1º Encontro Internacional EquiGov, sobre equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos, começa nesta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa (Alesc), e segue com programação nesta quarta e quinta, 30 e 31, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no campus da Avenida Madre Benvenuta em Florianópolis.
As palestras têm tradução simultânea (português-inglês-espanhol) para o público presencial e transmissão ao vivo pelo Youtube.
Acompanhe a abertura do evento nesta terça pelo canal do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, no Youtube:
Acesse aqui todas as palestras no Youtube.
Saiba mais sobre o encontro em udesc.br/esag/accountabilityeequidade.
A conferência de abertura começa às 14h30, com a parlamentar espanhola Paula Prado del Río, deputada do parlamento da região autônoma da Galícia e secretária-geral do Partido Popular (PP) galego. Ela vai falar sobre a participação das mulheres na política espanhola em diferentes esferas do serviço público. E também da relação entre a participação feminina e as leis e políticas de transparência, equidade e estado aberto.
A diretora da Escola do Legislativo da Alesc, Marlene Fengler, será a mediadora.
Equigov
O evento é organizado pelo grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc. O Equigov é um dos resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Politeia em parceria com pesquisadores de universidades de São Paulo, Colômbia, Espanha e Indonésia.
“Estudamos como os serviços públicos e a representação sociopolítica são desenhados e gerenciados para promover a equidade e a inclusão em contextos desiguais”, explica a professora Paula Schommer, líder do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag. “Algo que pode ocorrer quando os governos e parlamentos são abertos à colaboração com os cidadãos e atuam com transparência nas suas escolhas e ações”.
Práticas
Durante o evento, serão apresentadas experiências e casos práticos de promoção da equidade em órgãos públicos em diferentes países. As discussões também abordarão tendências e desafios para que pessoas com diferentes perfis acessem direitos e serviços públicos. Será uma oportunidade saber naus sobre o tema e conhecer a realidade de outros países.
“Nesta primeira edição do evento, um dos focos de atenção serão as práticas que evidenciam o uso de dados para orientar a tomada de decisão e a gestão do acesso equitativo aos serviços públicos, à representação política e a resposta às emergências climáticas”, acrescenta a professora Paula Chies Schommer. Além da Udesc Esag e da Escola do Legislativo da Alesc, há outras oito organizações parceiras no Brasil, Colômbia, Espanha e Indonésia.
Programação
O Encontro Internacional EquiGov terá conferências, mesas-redondas, debates, rodas de conversa, aula aberta e oficinas. Em todas as atividades haverá emissão de certificados aos participantes inscritos.
A programação completa está disponível no site do evento: udesc.br/esag/accountabilityeequidade.
Serviço:
O QUÊ: Encontro Internacional Equigov.
QUANDO: terça a quinta-feira, 29 a 31 de outubro.
ONDE: Assembleia Legislativa de SC e Udesc Esag
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalistas Carlito Costa e Gisiela Klein
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br