A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com um ponto de coleta de donativos no hall do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc na Avenida Madre Benvenuta. As doações serão enviadas às famílias atingidas pelas cheias no Rio Grande do Sul.
Estão sendo arrecadados:
Todas as doações serão encaminhadas à Fundação Somar, ligada à Prefeitura de Florianópolis, que encaminhará tudo à Defesa Civil do estado vizinho.
Os itens devem ser entregues na recepção da Udesc Esag. O centro também colocou uma van à disposição da comunidade acadêmica para enviar voluntários os centros de arrecadação da Fundação Somar para ajudar no embarque dos donativos.
Tragédia
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 83 mortes já foram registradas por causa de alagamentos e deslizamentos, outras quatro podem estar relacionadas a esses eventos e há 111 pessoas desaparecidas e 291 feridas.
O governo federal reconheceu estado de calamidade em 336 municípios (quase 70% do total de municípios gaúchos) e a situação no momento é de 443 mil pontos sem luz e 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).
Além disso, o nível do Lago Guaíba atingiu nível recorde no domingo, 5, em Porto Alegre, acima de 5,30 metros (a inundação dele começa a partir de 3 m), e levará dias para retomar a patamares seguros. As operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho seguem suspensas e voos estão cancelados até 30 de maio.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br