Acadêmicos da universidade estadual precisam fazer
inscrição nas direções de Extensão - Foto: Jonas Pôrto
Até terça-feira, 12, alunos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no edital de auxílios de alimentação e de moradia do
Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), criado no fim de 2018.
Confira o edital.
O
Edital Prafe nº 02/2019 oferece 162 vagas para auxílio-moradia, com valor mensal de R$ 300, e 159 vagas para auxílio-alimentação, com valor mensal de R$ 250. Com 12 meses de duração, com possibilidade de renovação, os auxílios serão concedidos a partir de 1º de julho. As inscrições ocorrem nas direções de Extensão.
A concessão das vagas será destinada preferencialmente à renovação dos estudantes que recebem auxílio do Edital Prape 2018/1 – 1º Semestre. Já os alunos beneficiados pelo Edital Prape 2018/2 – 2º Semestre deverão se inscrever no edital do Prafe a ser lançado no segundo semestre de 2019.
Critérios exigidos
Podem se inscrever acadêmicos em vulnerabilidade socioeconômica, situação na qual o núcleo familiar tem renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio.
Conforme o edital, "entende-se como núcleo familiar o requerente (estudante), independente de sua idade, e o conjunto de pessoas com laços de parentesco e/ou laços de afinidade e/ou consideradas aparentadas, que tenham entre si dependência econômica e de proteção social, ainda que não residam no mesmo domicílio".
Cada candidato terá um índice socioeconômico, que levará em consideração a renda familiar bruta mensal e os seguintes critérios: moradia do estudante; despesa com tratamento de doença crônica no núcleo familiar; se reside ou não com os pais/responsáveis financeiros; e valor de abatimento para agravantes sociais.
Prosur e Prape unificados
Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), por meio da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE), o Prafe unificou dois programas anteriores da Udesc, o de Auxílio Permanência Estudantil (Prape) e o de Subsídio de Refeições Oferecidas nos Campi (Prosur).
O novo programa integra ações de assistência estudantil para garantir acesso, permanência e conclusão de cursos pelos alunos, assim como possibilitar a simplificação e a agilização de procedimentos burocráticos.
Cinco modalidades estão previstas pelo Prafe, sendo três já existentes (auxílio-moradia, auxílio-alimentação e subsídio de refeição) e duas novas (auxílio-transporte e auxílio-emergência).
A criação do Prafe se insere nos projetos Acolhe Udesc (assistência estudantil) e Fast (simplificação de processos), que integram o
Plano de Gestão 2016-2020 da Udesc, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis da Udesc pelo e-mail
cae.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7930.
Siga as novidades da universidade pelo
Facebook,
Instagram,
Twitter,
Udesc em Rede,
WhatsApp e
YouTube. Se você é acadêmico, acesse
office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010