Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2017-13h22

Udesc e Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical realizam congresso em Florianópolis

O segundo congresso da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (TeMA) será realizado de 3 a 6 de maio em Florianópolis, em uma parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorre no Centro de Artes (Ceart), localizado no bairro Itacorubi.

Com o tema “Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática”, o congresso reunirá músicos pesquisadores e educadores nos campos das teorias composicional e analítica, e estudantes de graduação e pós-graduação, com a finalidade de promover discussões temáticas atuais que possam estimular a integração do desenvolvimento das teorias musicais no país à atualidade internacional.

A programação inclui conferências, mesas temáticas, seminários, apresentações de trabalhos e concertos, contando com 23 convidados de grande projeção na área de teoria e análise musical - pesquisadores docentes de 20 instituições de ensino superior brasileiras e três convidados internacionais – dois dos Estados Unidos e um da Argentina.

Duas conferências serão realizadas no evento: o professor Miguel Angel Roig-Francoli, da University of Cincinnati, dos Estados Unidos, ministrará a conferência “Um desafio pedagógico e psicológico: ensinar a música pós-tonal a estudantes do século 21”; e o professor Poundie Burstein, da City University of New York, falará sobre “Entre o concreto e o abstrato na aula de teoria musical tradicional”.

“As diferentes atividades do congresso deverão estimular uma reflexão conjunta e profunda sobre o os desafios pedagógicos do ensino da teoria e análise musical no século 21. Ademais, 17 trabalhos teórico-analíticos foram selecionados para apresentações orais, os quais deverão proporcionar uma avaliação do estado atual da produção de conhecimentos em teoria e análise musical nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras”, afirma Ilza Nogueira, presidente da TeMA.

Segundo a organização do evento, alunos e professores da Udesc terão livre trânsito em todas as atividades do congresso sem necessidade de inscrição. No entanto, os interessados em receber o material impresso e o certificado de participação devem estar inscritos.

O evento conta com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Programação artística

Concerto – 03 de maio | 19h | Auditório DMU Udesc

No dia 3 de maio, às 19h, composições dos professores da Udesc Acácio Piedade e Luigi Irlandini, e de Jônatas Manzolli, serão executadas pelos músicos Maurício Zamith (piano); Adriana Jarvis (piano) e Hans Twichell (violoncelo) - Jarvis Twitchell Duo; e Bernardete Castelan Póvoas (piano) e Luís Cláudio Barros (piano) – Duo Castelan & Barros.

Serão estreadas peças dos compositores Acácio Piedade e  Jônatas Manzolli. A apresentação ocorre no auditório do Departamento de Música (DMU) da Udesc, com entrada gratuita e aberta ao público.

Concerto – 04 de maio | 20h | Teatro Álvaro de Carvalho

Já no dia 4 de maio, às 20h, obras de Lourdes Saraiva, Marlos Nobre, Guerra Peixe, Miguel A. Roig-Francoli e Liduíno Pitombeira serão interpretadas por Bernardete Castelan Póvoas (piano) e Luís Cláudio Barros (piano) – Duo Castelan & Barros; Marcelo Brombilla (violão); Guilherme Sauerbronn (piano) e Leonardo Piermartiri (viola) - Duo Sauerbronn & Piemartiri; João Eduardo Titton (violino) e Maurício Zamith (piano) - Duo Titton-Zamith; e Orquestra Acadêmica da Udesc, sob regência do maestro Sérgio Figueiredo.

O concerto ocorre no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), no centro de Florianópolis, com entrada gratuita e aberta ao público.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h