Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/07/2023-16h03

Udesc Cefid usa tecnologia de ponta para monitorar pacientes de reabilitação cardíaca

Programa gratuito de reabilitação cardíaca usa tecnologia de ponte - Fotos: Divulgação
Pacientes atendidos pelo Núcleo de Cardio-Oncologia e Medicina do Exercício (NCME), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), utilizam desde o final do ano passado um equipamento de tecnologia avançada nas atividades de reabilitação cardíaca e cardio-oncológica que realizam no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Criado em 1991, o NCME atua com exercícios físicos aeróbios e de resistência muscular localizada, além da educação em saúde, atendendo mais de 150 pessoas por ano no programa reabilitação. Seu foco é a avaliação, a prevenção e a reabilitação de pacientes, com a melhora da capacidade funcional e da qualidade de vida dos participantes.

A nova tecnologia adquirida pelo núcleo, o Polar Club, tem equipamentos que monitoram uma série de indicadores em tempo real, por meio de sensores de altíssima precisão e uma plataforma dedicada, como os batimentos cardíacos, as zonas de frequência cardíaca, o gasto calórico e o nível de esforço de cada participante.

Monitoramento

Os equipamentos são usados durante os atendimentos, que incluem atividades em grupo, treinamento funcional, e exercícios em esteira ou bicicleta ergométrica.

Os participantes utilizam os sensores em braçadeiras ou cintas peitorais com monitoramento via eletrodos, que transmitem as informações sobre o funcionamento do corpo e desempenho individual de cada paciente para o software.

Como os sensores são conectados por bluetooth, os dados são exibidos simultaneamente em equipamentos usados pela equipe do NCME, que acompanha os indicadores em tela durante as sessões.

Análise de dados

Além do monitoramento em tempo real, o programa também permite criar perfis em uma plataforma com os parâmetros biológicos de cada paciente, para armazenar e analisar dados de forma individualizada.

Para o coordenador do NCME, Magnus Benetti, o investimento fortalece ainda mais a atuação do programa, que visa "promover hábitos saudáveis à sociedade com base em dados e em pesquisas".

O coordenador do programa de estágio supervisionado do núcleo, Marlus Karsten, destaca que, além da segurança e confiabilidade nos dados monitorados, a visualização em tempo real dá um estímulo extra aos pacientes, que conseguem acompanhar a evolução, reforçando o engajamento.

Referência nacional

Projeto pioneiro da Udesc Cefid, atuando no ensino, pesquisa e extensão, o NCME é referência nacional em prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e metabólicas, sendo que na última década também tem desenvolvido estudos e prestação de serviços para pessoas com câncer.

A equipe do NCME inclui uma enfermeira, uma profissional de educação física, oito estudantes de Fisioterapia, que atuam como bolsistas de extensão, dois professores supervisores do estágio de Fisioterapia, além de dois servidores do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), que acompanham e desenvolvem atividades de reabilitação na Udesc Cefid por meio de uma parceria entre as instituições.

A empresa Polar, fornecedora do equipamento, é líder mundial em wearables e tecnologia de frequência cardíaca, atuando, especialmente, com produtos e serviços para centros de treinamento físico e fins esportivos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programa gratuito de reabilitação cardíaca usa tecnologia de ponte
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h