Aulas ocorrem no Bairro Coqueiros - Arte: Divulgação
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo aulas gratuitas de capoeira angola para adultos e adolescentes no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Voltadas a iniciantes em capoeira e abertas à comunidade, as aulas ocorrem três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas, das 12h às 13h, na Sala de Artes Marciais da Udesc Cefid.
Acesse o site para se inscrever.
As atividades fazem parte do projeto de extensão Ubuntu Capoeirar, vinculado ao programa Lazer e Saúde e ao Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), coordenado pela professora Alcyane Marinho.
Instrutora Cigana
A ação é supervisionada por Edson Sioff, o Mestre Polegar, do Grupo Capoeira Angola Palmares, e as aulas são ministradas por Samara Escobar Martins, a Instrutora Cigana, que é aluna do
Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
O projeto tem relação com a pesquisa de Samara, que investiga a capoeira em suas possibilidades lúdicas e emancipatórias desde a graduação no centro de ensino, sob orientação da professora Alcyane, como integrante do Laplaf.
Atualmente, a acadêmica pesquisa o tema com uma abordagem conhecida como Epistemologias do Sul. Aluna do Mestre Polegar desde 2015, Samara tem um vínculo pessoal com capoeira também "como movimento social e politicamente localizado".
Mestre Polegar
Natural de Florianópolis, o
Mestre Polegar começou a fazer capoeira na infância e tem sua história de vida intimamente ligada à história da capoeira na cidade.
Atualmente, ele é responsável pelo projeto de extensão Capoeira da Ilha, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), e está à frente da Roda do Mercado, tradicional roda de capoeira que acontece no Mercado Público de Florianópolis desde 1987.
Ele também faz parte do Grupo Capoeira Angola Palmares, cujo fundador e coordenador geral é Norival Moreira de Oliveira, o Mestre Nô, Doutor Notório Saber por suas contribuições com a capoeira pela Ufsc e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Conceito africano
"O projeto Ubuntu Capoeirar nasceu dentro desse histórico de envolvimento com a capoeira vista para além do movimento, integrando corpo e mente e vendo o ser humano em toda a sua complexidade. Nesse sentido, Ubuntu é um conceito africano que significa acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, cuidado, confiança e generosidade. Sua tradução literal é “Eu sou porque nós somos” e traz a ideia de que nos humanizamos no cuidado e na partilha com o outro", afirma Alcyane.
Serão disponibilizados certificados aos participantes inscritos na ação.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
extensaolazeresaude@gmail.com, pelo telefone (48) 3664-8629 e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009