Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2023-16h16

Udesc Cefid mostra pesquisas durante o 13º Congresso Internacional de Fisioterapia

Trabalhos da Udesc Cefid foram apresentados no evento realizado em Florianópolis - Fotos: Divulg.
Pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 13º Congresso Internacional de Fisioterapia, realizado pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF) no CentroSul, em Florianópolis, entre 21 e 24 de setembro. O evento tem por objetivo apresentar o estado de arte da Fisioterapia mundial em território nacional.

Uma série de estudos desenvolvidos em laboratórios e em grupos de pesquisa da Udesc Cefid foram apresentados no evento.

Dentre eles, dois estudos desenvolvidos pelo Programa Saúde do Trabalhador (PST), que oferece atendimento de fisioterapia, visando a recuperação físico funcional de trabalhadores com distúrbios osteomioarticulares.

Qualidade de vida

O estudo "Avaliação da qualidade de vida dos participantes do Programa Saúde do Trabalhador, da Udesc, utilizando o Questionário WHOQOL-bref" é de autoria dos pesquisadores Ana Paula Telles Amandio, Priscilla Moretto, Cristiane Kilian, Mateus Gomes Alves, Juliano Tibola e Victória Bittencourt Schroeder Chagas. 

O trabalho utilizou o questionário WHOQOL-bref, um instrumento de avaliação de qualidade de vida que se baseia em domínios físicos e psicológicos, relações pessoais e meio ambiente e a satisfação com a saúde - para comparar os domínios da qualidade de vida antes e após a intervenção fisioterapêutica dos atendimentos realizados no PST. 

Perfil diagnóstico

Já o estudo "Perfil do diagnóstico fisioterapêutico de participantes do Programa de Extensão Saúde do Trabalhador da Udesc" é de autoria dos pesquisadores Ana Costa Miguel, Nathan Marques Dias, Priscilla Moretto, Cristiane Killian, Juliano Tibolla, Matheus Varisco de Oliveira e Giulia Schuelter Santos.

O trabalho buscou delinear o perfil do diagnóstico fisioterapêutico da população atendida no PST, que visa reabilitar pessoas com queixas relacionadas às atividades laborais, o que permite norter condutas em grupo e também individuais.

O técnico Juliano Tibola, que coordena o programa de extensão Restaura: Fisioterapia Dermatofuncional em Queimaduras, participou de duas atividades no congresso: ministrou uma oficina sobre tratamento fisioterapêutico de cicatrizes de queimaduras e proferiu uma palestra com o tema "Cicatrizes: desafios e perspectivas fisioterapêuticas de tratamento". 

Cardiopatia congênita

Outro estudo da Udesc Cefid apresentado no congresso foi "Capacidade física submáxima e mobilidade funcional em crianças com cardiopatia congênita do Estado de Santa Catarina: um estudo piloto", de autoria de Priscilla Moretto, Júlia Marcelino de Oliveira Silva, Aline Mauricio Klock, Sara Vidal Duarte, Ana Inês Gonzales e Anelise Sonza.

O trabalho traz dados parciais da pesquisa de mestrado de Priscilla Moretto no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, orientada pela professora Anelise Sonza. O estudo contribui com dados de respostas clínicas de crianças e adolescentes com cardiopatia congênita a um teste de capacidade física submáxima e outro de mobilidade funcional.

Amputados

Quatro estudos da Udesc Cefid relacionados ao trabalho com amputados foram apresentados no congresso.

O trabalho "Capacidade funcional de indivíduos amputados de nivel menor do membro inferior de causa vascular no pós-operatório imediato e tardio" é de autoria de Tuane Sarmento, Soraia Cristina Tonon da Luz, Gesilani Júlia da Silva Honório, Tayla Siqueira Ruy, Amanda Medeiros e Amanda Piazza.

A pesquisa visou avaliar a capacidade funcional de indivíduos amputados de nível menor, que estão associadas a doenças vasculares e apresentam um alto risco de reamputação, podendo resultar em limitações significativas nas funções de locomoção e postura.

Acolhimento fisioterapêutico 

O estudo "Acolhimento fisioterapêutico no período de pós-operatório imediato na atuação dos desfechos clínicos de indivíduos amputados de nivel menor do membro inferior de causa vascular: ensaio clínico não randomizado" é de autoria de Tuane Sarmento, Soraia Cristina Tonon da Luz, Gesilani Júlia da Silva Honório e Tayla Siqueira Ruy.

A pesquisa concluiu que o acolhimento fisioterapêutico realizado no pós-operatório imediato nos desfechos clínicos de indivíduos amputados por seis meses permitiu menor frequência de reamputação.

Telefisioterapia

O estudo "Funcionalidade e qualidade de vida de amputados de membros inferiores atendidos por telefisioterapia" é de autoria de Tayla Siqueira Ruy, Tuane Sarmento, Amanda Borges Medeiros, Gesilani Julia da Silva Honório e Soraia Cristina Tonon da Luz.

A pesquisa, que buscou avaliar o efeito da telerreabilitação na funcionalidade e na qualidade de vida de pessoas amputadas em fase pré protetização, concluiu que houve melhora significativa do estado funcional e da percepção da qualidade de vida relacionada aos domínios (aspectos físicos, emocionais e vitalidade) dos participantes.

Revisão

E o estudo "Telerreabilitação em pessoas amputadas de membros inferiores: uma revisão de escopo" é de autoria de Tayla Siqueira Ruy, Tuane Sarmento, Amanda Borges Medeiros, Gesilani Julia da Silva Honório e Soraia Cristina Tonon da Luz.

A pesquisa teve como objetivo descrever os tipos de intervenções fisioterapêuticas realizadas na telerreabilitação de amputados de membros inferiores.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Trabalhos da Udesc Cefid foram apresentados no evento realizado em Florianópolis
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h