Servidores e estudantes entregaram primeira leva de
mantimentos para Exército transportar - Foto: Div.
O
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou as primeiras entregas de donativos para o Rio Grande do Sul na terça, 7, e nesta quarta-feira, 8, na Secretaria do Continente de Florianópolis, no Bairro Estreito, de onde estão partindo caminhões do Exército com mantimentos para os municípios gaúchos.
As doações vieram em três ações da Udesc Cefid no Bairro Coqueiros: pela Direção-Geral, na recepção do centro; pelo Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), na sala do programa de extensão; e pelo Diretório Acadêmico de Educação e Ciências da Saúde (Daecs), em frente à sede.
As primeiras entregas na central de distribuição do Exército tiveram quase 60 galões de 5 litros de água e outros 10 de 20 litros; cerca de 200 quilos de roupas de cama e vestuário; e dezenas de caixas com alimentos, ração animal e itens de higiene e limpeza.
"Agradecemos muito à solidariedade e ao empenho de estudantes, servidores e comunidade local para possibilitar essa primeira leva de donativos para as populações atingidas no Rio Grande do Sul. Ainda temos diversas doações para repassar e seguimos com os três pontos de coleta no centro. O da recepção e o do Daecs, por exemplo, agora ficarão disponíveis até esta sexta-feira", destaca o diretor de Administração da Udesc Cefid, técnico Ismael Franz.
Quase 85% dos municípios foram afetados
De acordo com números mais recentes da Defesa Civil do RS, cem mortes já foram registradas por causa de alagamentos e deslizamentos, outras quatro podem estar relacionadas a esses eventos e há 128 pessoas desaparecidas, além de 372 que se feriram.
O desastre climático afetou 417 dos 497 municípios gaúchos (quase 85% do total) e a situação no momento é de 543,7 mil imóveis sem água, 410 mil pontos sem luz e 230,5 mil pessoas fora de casa, sendo 66,8 mil em abrigos e 163,7 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos).
Além disso, o Lago Guaíba está baixando lentamente após atingir nível recorde no domingo, 5, em Porto Alegre, com 5,33 metros (a inundação dele começa a partir de 3 m), e agora está com 5,08 m. As operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho seguem suspensas e os voos estão cancelados até 30 de maio.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8637