Com o tema "Estágio, iniciação à docência e residência pedagógica: caminhos da formação de professores de Educação Física", os dois eventos reuniram professores de educação básica e ensino superior, pesquisadores, estudantes e equipes gestoras para divulgação de conhecimentos na área e realização de debates em mesas-redondas, palestras, conferências e relatos de experiências de profissionais
Para o professor Juarez Vieira do Nascimento, do Departamento de Educação Física da Ufsc, "a terceira edição do Sbecs e a primeira edição do Cifpef compreenderam um espaço privilegiado para ampliar as discussões e compartilhar propostas de melhorias na formação de professores de Educação Física, reunindo estudantes e professores de diversas regiões brasileiras e também que atuam em distintos países. As palestras e as mesas-redondas abordaram temas interessantes e atuais, com elevada profundidade e contemplaram importantes contribuições que alargam as áreas de fronteira do conhecimento".
O docente também enfatiza o fortalecimento da rede de colaborações. "Parcerias acadêmicas foram renovadas e ampliadas, favorecendo o desenvolvimento de ações para potencializar os estágios curriculares e de iniciativas de valorização da profissão docente, além da consolidação de linha de pesquisa na formação de mestres e doutores em Educação Física. Foi mais uma edição do Sbecs muito bem organizada e marcada pelas mulheres que fazem a diferença", afirma.
A professora Mauren Braga de Araújo, da Unipampa, também ressalta o fortalecimento da rede e dos "diálogos sobre o estágio como campo de formação docente e investigação, os programas de qualificação da formação de professores (Pibid e PRP), a socialização das experiências de formação desenvolvidas em contextos nacionais e internacionais e a riqueza das trocas nesses diálogos".
"Do ponto de vista de quem está longe geograficamente [o curso de Educação Física da Unipampa fica em Uruguaiana (RS), na fronteira com a Argentina e a mais de mil quilômetros de Florianópolis], destaco o deslocamento e a mobilização de três professores e dez estudantes, muitos deles em seu primeiro evento de socialização das pesquisas e experiências", comenta.
Participações internacionais
O 3º Sbecs e o 1º Cifpef contaram com duas participações internacionais: a professora Paula Maria Fazendeiro Batista, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (Fadeup), de Portugal, que abriu os eventos com a conferência "Ações de formação no contexto internacional: perspectivas de novos olhares para a formação de professores de Educação Física"; e o professor Luís André Pisco de Moura, da Universidade de Limerick, na Irlanda, que realizou a conferência de encerramento, com o tema "A profissionalização da formação do professor de Educação Física".
Além disso, os docentes fizeram a palestra "Processos e perspectivas de formação inicial e continuada de professores e a inserção profissional em Educação Física". Segundo a professora Paula, a relação entre os acadêmicos da área e as escolas precisa ter mais diálogo e colaboração durante os estágios para que os desafios e as exigências de ensino sejam melhor identificados e entendidos. "É fundamental que os futuros professores considerem práticas de investigação", afirmou durante o evento.
O docente Moura declarou que o estágio em Educação Física é um "espaço de socialização profissional" e "local de experimentação, mas sem colocar em risco a aprendizagem dos alunos da escola". Desse modo, salientou a necessidade de se buscar o equilíbrio entre o potencial de novas experiências para práticas transformativas e colaborativas de ensino e a importância de haver responsabilização dos estagiários nesse processo.
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