O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Núcleo de Diversidade, Direitos humanos e Ações Afirmativas (Nudha), realiza nesta terça-feira, 6, às 14h, a palestra “Ações Afirmativas: Imigrantes e Refugiados no Ceart ”, que acontecerá de forma híbrida, no auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart e com transmissão ao vivo no YouTube.
O evento contará com a presença de debatedores que atuam na área: Gabriela Martini, Gláucia de Oliveira Assis, Jean Samuel Rosier e Jennifer Jacomini de Jesus. De acordo com os organizadores, a palestra tem o objetivo de partilhar reflexões acerca da realidade nos refugiados no país e de experiências de inclusão. “Espera-se que as atividades possam contribuir para a compreensão dessa realidade, possibilitando a aproximação e o conhecimento de experiências que vem sendo realizadas no Brasil e no Mundo”, reiteram.
Por meio da Resolução 017/2009 - Consuni, a Udesc definiu sua Política de Inclusão, com o objetivo de integrar diferentes identidades sociais e culturais na universidade. Para o Nudha, “com o ingresso de novos estudantes por meio dessa política e a maior visibilidade da diversidade interna na Udesc, tornou-se evidente a necessidade de compreensão e preparação dos servidores e estudantes para o diálogo intercultural, ampliando assim a própria noção de conhecimento formulada no meio acâdemico”.
Além disso, recentemente o Concelho de Centro da Udesc Ceart aprovou a Resolução Conceart Nº 009/2022 que regulamenta a Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação e inclui, entre os grupos indicados para esta política, as pessoas solicitantes de refúgio e/ou visto humanitário, refugiados ou imigrantes com visto humanitário. Essas questões relativas à inclusão e a diversidade também estão pautadas pelas resoluções federais que regulam os cursos de formação de professores do centro.
Interessados em participar da palestra devem se inscrever no formulário online, recebendo um email de confirmação após o preenchimento. Além disso, será disponibilizado certificado de 4h para os participantes.
Currículo dos ministrantes
Gabriela Martini é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Estudos Éticos e Migratórios pela Universidade de Linkoping, localizada na Suécia. Possui sete anos de experiência trabalhando com gerenciamento de projetos na área de meios de vida e migração forçada, além disso é coordenadora do Projeto Visão Mundial.
Gláucia de Oliveira Assis é professora e coordenadora do programa de pós-graduação em História da Udesc, atua principalmente nos seguintes temas: redes sociais, emigrantes brasileiros, relações de gênero, gênero e migração internacional.
Jean Samuel Rosier é natural do Haiti, possui doutorado em Relações Internacional pela UFSC, e é pesquisador do Eirenè (Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional da UFSC).
Jennifer Jacomini de Jesus é Arte-educadora, atriz, palhaça e pesquisadora, e possui doutorado e mestrado em Teatro pela Udesc.
Serviço:
O quê: Palestra "Ações Afirmativas: Imigrantes e Refugiados no Ceart";
Quando: No dia 6 de dezembro, às 14h;
Onde: No Auditório do Bloco Amarelo da Udesc Ceart e pelo YouTube;
Quanto: Gratuito.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350