Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/05/2024-17h56

Udesc Ceart promove projeção de videodança de mulheres indígenas nesta quarta

O evento acontece na Arena do Ceart e conta com uma roda de conversa sobre o projeto

 
Nesta quarta-feira, 29 de maio, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc promove a projeção da videodança Pachawarmikuna, resultado de uma residência artística. Gratuito e aberto à comunidade, o evento acontece na Arena do Ceart, às 17h30. Em caso de chuva, a projeção será realizada no auditório do Bloco Central da Udesc Ceart.

Após a projeção, haverá uma roda de conversa sobre o processo de criação e os conceitos abordados no projeto. O bate-papo será mediado pelos bolsistas do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Udesc. Idealizado na Argentina, o projeto é resultado da residência de dança Pachawarmikuna, um movimento das mulheres marrons. O termo “mulheres marrons” é utilizado na América Latina para se referir a mulheres de descendência indígena ou afroindígena.

O grupo de dança é composto por oito mulheres marrons, indígenas e afroindígenas. Das quatro brasileiras integrantes, três são alunas da Udesc. São elas: Letícia Couto, estudante do curso de Artes Visuais do Ceart e bolsista do NEAB; Marina Silvério, doutoranda em Artes Cênicas do Ceart; e Thayssa Rodrigues de Almeida, estudante de História do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed). As outras integrantes são Ana Paula Torrrico, Barcabogante, Édina Barbosa Farias, Grecia Martinez Diaz e Marisa Alina Solá.

“Foi muito legal participar! Foi minha primeira experiência com dança, e poder me apresentar no centro da cidade e nas aldeias foi bem marcante”, relata a estudante Letícia. Ela também destacou a importância de se conectar com pessoas indígenas, muitas em processo de retomada identitária e em contexto urbano: “Foi muito especial para minha autoafirmação, já que muitas vezes uma pessoa indígena que não nasceu em aldeia tem sua identidade invalidada por não-indígenas, que esquecem da colonização e do projeto de afastamento proposital de suas culturas”.

O projeto retrata o papel da dança como ferramenta política e de luta. “A dança tem o poder de nos tornar visíveis, de expressar nossas histórias, nossas lutas através do corpo”, compartilham os organizadores no Instagram do projeto. O vídeo foi idealizado e coreografado pela bailarina indígena Flor Carrizo, de Jujuy (Argentina), que também participou como diretora junto com Rodolfo Cemin, diretor de arte e figurinista. A trilha sonora é de Rut Alonso e a edição da Pulse Filmes.

A coreografia foi construída coletivamente e narra a história das mulheres marrons e de suas avós. “É emocionante poder trazer isso para a universidade e dar mais visibilidade ao projeto, além de proporcionar um breve letramento racial para quem participar da roda de conversa”, compartilha Letícia.

A videodança recebe apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Udesc e do Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha) da Udesc Ceart. Este projeto foi fomentado pelo Programa da Fundação Nacional de Artes (Funarte) Retomada 2023, na categoria Dança. 

Serviço
O quê: Projeção e bate-papo da videodança Pachawarmikuna - movimento das mulheres marrons;
Quando: 29 de maio, às 17h30;
Onde: Arena do Ceart e em caso de chuva, auditório do Bloco Central do Ceart;
Quanto: Gratuito e aberto ao público. 

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
Por Luiza Vianna, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Carolina Dall'Agnese.
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h