Exposição é resultado de resgistros dos estudantes em viagem técnica de estudo promovido entre o DMO e o PPGAV
A exposição "Nos caminhos da História e do Sensível", resultado de uma viagem técnica dos estudantes do Departamento de Moda (DMO), acontece a partir da próxima segunda-feira (12), às 18h, no Hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart. A mostra segue até o dia 21 e é aberta ao público. A abertura da exposição conta, ainda, com a exibição de um vídeo sobre a viagem de estudo que inspirou o evento.
A viagem técnica percorreu diversas cidades do Brasil e fez parte de uma ação conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e o DMO, promovido pela professora Mara Rúbia Sant’Anna, que ministra a disciplina História da Arte no Brasil.
Realizada no 1º semestre deste ano, na viagem os estudantes fizeram registros com os quais, de acordo com as organizadoras, os visitantes terão a oportunidade de se envolver com as memórias visuais e refletir sobre as diferentes faces que compõem a moda brasileira.
A curadoria foi realizada pela professora Mara Rúbia Sant’Anna, que ministra a disciplina, e pelas estudantes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) Elisângela de Freitas Mathias, Joseane Padilha e Júlia Zonta.
Sobre a viagem
As viagens fazem parte do projeto de ensino que tem como conceito central a noção de deslocamento. Foram mais de 2870 km percorridos em quatro estados e sete cidades do Brasil. Nesse percurso os estudantes passaram por diversos pontos turísticos e atrativos culturais, como museus, tecelagens e universidades.
Com início no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR), os estudantes exploraram culturas ancestrais e a arte contemporânea. Em seguida, conheceram a tradição da tecelagem artesanal e a cultura dos povos indígenas do interior de Minas Gerais, na cidade de Carmo do Rio Claro (MG). Percorreram as ruas históricas de São João Del Rei (MG) e fizeram a trilha da Serra da Tormenta.
No Rio de Janeiro, conheceram diversos espaços museológicos que contribuíram para a discussão do sistema da moda nacional. A viagem encerrou com a exploração em exposições no Memorial da América Latina e no Museu Afro-brasileiro no Parque Ibirapuera, em São Paulo, onde também conheceram o Museu da Casa Brasileira, que evidenciou a complexidade e a relação do Design com outras diversas disciplinas.
Os alunos que não puderam participar da viagem nacional exploraram Florianópolis, visitando seu centro histórico, os museus da Praça XV e o Instituto Collaço Paulo. Além disso, visitaram a Fortaleza de São José da Ponta Grossa no litoral da cidade.
A abordagem educativa baseada nos "Saberes Sensíveis" envolveu a utilização de todos os sentidos e percepções dos estudantes, que buscaram, por meio da visão, do tato, da audição, do olfato e do corpo como um todo, compreender as diferentes facetas que constituem o Brasil, tanto em Florianópolis quanto em outras cidades visitadas.
Serviço
O quê: E xposição fotográfica "Nos caminhos da História e do Sensível".
Quando: 12 de junho, às 18h.
Onde: Hall do Bloco amarelo da Udesc Ceart - Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis/SC.
Quanto: Gratuito e aberto ao público.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350