A iniciativa convida artistas contemporâneos para debater problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas
A série
“Como o artista lê o que pinta?”, uma parceria entre o Ateliê de Pintura do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), inicia neste sábado, 8 de julho.
Os encontros serão mensais, gratuitos e abertos à comunidade com direito a certificação para interessados. O primeiro encontro está marcado para às 10h30, no auditório do museu que se localiza no centro de Florianópolis, com a participação da primeira convidada: Silvana Macêdo, artista visual e professora da Udesc.
Os convidados discutirão o modo singular como cada artista lê seus trabalhos, questionando os processos de anotação, citação, leitura e do exercício da teoria durante a prática. A ação é uma proposta feita pela professora de pintura Letícia Cardoso, docente colaboradora na Udesc Ceart. De acordo com ela, título da série de encontros faz referência a anotações feitas durante um curso com o artista, pintor, pesquisador e professor Paulo Pasta. Na ocasião, Pasta citava Ernst Gombrich, segundo quem “O pintor não pinta o que vê. Vê o que pinta”.
Silvana Macêdo, convidada para o primeiro encontro, pesquisa o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, tema do seu doutorado (2003) na
Northumbria University,
Newcastle Upon Tyne, Reino Unido. Atualmente pesquisa gênero, feminismo e ecologia. Professora efetiva do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart, atua na área de pintura e multimeios. Coordena, junto com a professora Sandra Favero, o grupo de pesquisa Articulações Poéticas (CNPq/Udesc) e o programa de extensão Ações Poéticas.
Serviço
O quê: Série de encontros sobre pintura
Como o artista lê o que pinta? – Encontro com artista visual Silvana Macêdo;
Quando: Mensalmente, nas manhãs de sábado. Primeiro encontro no dia 8 de julho, às 10h30min;
Onde: Auditório do Museu Victor Meirelles, R. Victor Meirelles, 59 - Centro, Florianópolis;
Quando: Gratuito e aberto à comunidade. Com emissão de certificados;
Para mais informações: https://museuvictormeirelles.museus.gov.br
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350