Programação ocorre até 29 de maio - Arte: Divulgação
O
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é uma das apoiadoras da Semana ODS em Pauta, realizada pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina para disseminar informações de qualidade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e engajar os diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030.
A semana ODS em Pauta 2024 iniciou nesta segunda-feira, 20, e tem atividades até 29 de maio. A programação é organizada pelo Movimento Nacional ODS SC, em parceria com os comitês locais.
Acesse o site.
A Udesc Cead aderiu ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina em 2021 e, no início deste ano, recebeu o recebeu o
Selo de Signatário 2024 pelo cumprimento de compromissos e alinhamento de ações aos ODS.
A adesão do centro marca o própósito de colaborar com os 17 ODS e suas 169 metas mundiais, a serem atingidas até 2030 pelos países signatários, dentre eles o Brasil. O representante da Udesc Cead no Movimento Nacional ODS SC é o professor Rafael Gué Martini.
Educação inclusiva
Dentre as ações da Udesc Cead vinculadas aos ODS em 2023, estiveram duas iniciativas distintas: o programa de extensão "Laboratório de Educação Inclusiva (LedI): extensão emancipatória e inclusiva em ação" e o projeto de pesquisa "Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul: Cenário na pandemia de Covid-19".
Vinculado ao laboratório com o mesmo nome
(LedI), o programa de extensão realizou quatro ações em 2022 e 2023, incluindo cursos, oficinas e grupo de estudos, abordando questões como neurodiversidade, autismo e estudos da deficiência, além de educação e sexualidade.
Conforme a coordenadora do laboratório, professora Dra Solange Cristina da Silva, parte das ações "priorizam as produções de autistas e pessoas com deficiências, promovendo discussões que direcionam práticas anticapacitistas".
O programa é alinhado com os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade) e 5 (Igualdade de Gênero).
Cânions do Sul
Já a pesquisa da professora Dra Raquel Fleig buscou conhecer as estratégias usadas pelas comunidades do Geoparque Caminhos dos Cânios do Sul, dentre outros geoparques da Unesco, no enfrentamento da pandemia de Covid-19.
O estudo foi executado como tese de doutorado desenvolvida no
Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento SocioAmbiental (PPGPlan), da Udesc Faed, com orientação do professor Dr Jairo Valdati.
Segundo Raquel, a pesquisa também visou refletir sobre como as comunidades dos geoparques podem atuar como um plano de cumprimento da Agenda 2030.
Confira a tese na íntegra.
A pesquisa é alinhada com os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 13 (Ação contra Mudança Global do Clima) e 15 (Vida Terrestre).
O professor
Rafael Gué Martini e as professoras
Solange Cristina da Silva e
Raquel Fleig integram o
Departamento de Pedagogia da Udesc Cead.
Como alinhar ações
Professores e técnicos da Udesc Cead interessados em alinhar ações aos ODS devem entrar em contato com o
Laboratório de Educação Linguagem e Arte (Lela) pelo e-mail
lela.cead@udesc.br.
Interessados em integrar o movimento ODS na Udesc devem contatar a professora Janice Bogo, da Udesc Esag, pelo e-mail
janice.bogo@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454
Atualizada às 8h50 de 21 de maio de 2024.