Evento em parceria com a Fecam reuniu cerca de
1,2 mil profissionais da educação - Fotos: Divulgação
O
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi um dos organizadores do
1º Seminário Regional Educação Inclusiva em Foco, realizado nesta segunda-feira, 29, no Parque Municipal Jorge Hardt, em Indaial.
Feito em parceria com a
Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), o evento teve como objetivo explorar a diversidade como princípio dos direitos humanos na escolarização.
Com programação pela manhã e à tarde, o seminário reuniu cerca de 1,2 mil pessoas, incluindo docentes e gestores da rede municipal de ensino e pesquisadores da área. O evento foi voltado especialmente a profissionais que atuam na educação infantil, nos anos iniciais e nos anos finais.
Foram abordados assuntos como educação sexual e desenvolvimento humano, relações étnico-raciais, enfrentamento da violência escolar e estratégias lúdicas de ensino, além de ter apresentações culturais.
Palestras
Pela Udesc Cead, participaram da programação as professoras Vera Marques e Cléia Demétrio Pereira, a técnica Maria Helena Tomaz e a mestranda Jussara Machado Ferreira. Também ministrou atividade a técnica Sabrina Aparecida da Silva, vinculada à Reitoria da universidade, e participou do evento a técnica Tânia Foletto, da Direção de Extensão (DEX) da Udesc Cead.
Cléia ministrou a palestra de abertura do seminário, sobre educação inclusiva como princípio dos direitos humanos. Em seguida, Vera apresentou o painel "Educação e sexualidade como expressão de Direitos Humanos".
Vera é a atual diretora-geral da unidade e coordena o
Laboratório de Educação e Sexualidade (LabEduSex). Cléia atua como diretora de Extensão e coordena o
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH). Vinculados a esses dois laboratórios, operam programas de extensão permanentes e da faixa geral, também coordenados pelas docentes.
Maria Helena apresentou o painel sobre educação para as relações étnico raciais na escola. Ela é coordenadora do
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Udesc (Neab) e do programa de extensão permanente Memorial Antonieta de Barros, e, na Udesc Cead, atua como secretária de Pós-Graduação.
Educação lúdica
Já a mestranda Jussara Machado Ferreira, do
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), da Udesc Cead, ministrou o painel "Educação lúdica como estratégia criativa nos processos de ensino aprendizagem".
Jussara é professora da educação infantil, contadora de história, especialista em neuropsicopedagoga e criadora de conteúdo digital; e, no Profei, pesquisa o tema "Narrativas de professores na Educação Infantil sobre a contação de histórias com crianças autistas", orientada pela professora Cléia Pereira.
Sabrina da Silva é assistente social da Udesc, vinculada à Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidade (SAE). Ela participou do painel "Por uma cultura da paz: o enfrentamento da violência escolar".
A iniciativa do seminário é resultado de um termo de cooperação entre Fecam e Udesc para promover a formação de profissionais da educação municipal do Estado.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454