Palestras com psiquiatras abordarão saúde mental
após a pandemia - Arte:Divulgação
Nesta terça-feira, 6, o
Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, realiza duas palestras sobre o tema "Saúde Mental Pós-Pandemia". As apresentações fazem parte da campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir e conscientizar sobre o suicídio com ações de saúde mental. Gratuitas e abertas à comunidade, as atividades são realizadas no Bloco 2 da unidade.
A primeira palestra será ministrada às 9h30, pela psiquiatra Larissa Lopes, especialista em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC); e a segunda apresentação será realizada às 19h, pelo psiquiatra Mário João Bisi Júnior.
Antes das palestras, serão oferecidas atividades de automassagem, com Rogério Bodemüller Junior, e sessões de auricoloterapia, com a enfermeira Valdirene Ávila. Ambos são técnicos universitários da Udesc.
Auriculoterapia
Segundo Valdinere, a auriculoterapia será oferecida à comunidade acadêmica da Udesc Balneário Camboriú em todas as terças-feiras de setembro. "O método ajuda a tratar problemas de caráter emocional e também físicos", afirma.
A enfermeira explica que a auriculoterapia trata cerca de 200 sintomas do corpo, por meio da aplicação de sementes em pontos específicos da orelha. "É uma técnica da medicina tradicional chinesa e da reflexologia que promove alívio das dores, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico."
A ação é uma iniciativa do
Projeto Promovendo Saúde na Univer-cidade, coordenado por Valdirene Ávila, que é vinculada à Secretaria de Assuntos Estudantis, Ações Afirmativas e Diversidades (SAE).
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010