Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/10/2020-20h47

Udesc articula duas emendas parlamentares na Alesc para projetos de extensão

Reitor Baretta (à esq.) conversou com primeiro vice- presidente da Alesc nesta semana - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está articulando duas emendas parlamentares na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para projetos de extensão sobre cicloturismo e compostagem. Na última terça-feira, 6, o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, conversou sobre o assunto com o primeiro vice-presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal.

Uma das emendas será destinada para o Circuito de Cicloturismo Velho Oeste, projeto de extensão que é coordenado pela professora Kiciosan da Silva Bernardi Galli, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), e envolve 13 municípios da região da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).

Os recursos dessa emenda ajudarão o projeto da Udesc Oeste em ações como:

  • Promover as atividades do Circuito de Cicloturismo Velho Oeste;
  • Promover a interação entre os pontos de apoio do circuito;
  • Promover a interatividade e o diálogo entre os empreendimentos integrantes do circuito para criar novos percursos, com as rotas das Bebidas Artesanais e dos Aromas e Chás;
  • Desenvolver treinamentos de especialização e sensibilização sobre o turismo de bem-estar;
  • Qualificar os profissionais que integram o circuito por meio de reuniões, oficinas, minicursos e rodas de conversa na perspectiva do turismo de bem-estar;
  • Desenvolver as bases para a implantação da gameficação do circuito, com sistema de pontuação para os ciclistas a cada etapa concluída.
"A Polícia Militar de Santa Catarina faz parte do projeto, inclusive será um piloto no Estado. A PM fará todos os protocolos de segurança para o cicloturista que visita a nossa rota", destaca a professora Kiciosan.

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas abaixo, em documentário do programa "SC Nosso Destino é Aqui", da TVAL, sobre turismo regional no Oeste de SC.


Compostagem

A outra emenda parlamentar que a Udesc está articulando junto à Alesc será direcionada para ações no Estado do projeto de extensão Lixo Orgânico Zero, que é coordenado pelo professor Germano Güttler, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), de Lages.

Quando o Lixo Orgânico Zero iniciou, em 2012, 50% do lixo depositado no aterro sanitário de Lages era resíduo orgânico. O percentual reduziu, ano a ano, até ficar abaixo de 32% em 2019, resultando em benefícios ambientais e na diminuição de gastos com coleta de lixo e destinação ao aterro sanitário.

Já houve adesão de mais de 80 instituições, como escolas, empresas e organizações, e estima-se que a economia anual obtida gira em torno dos R$ 2 milhões.

As ações do projeto são feitas por meio do Método Lages de Compostagem (MLC), que foi desenvolvido pelo professor Güttler a partir de 2010, e tem vantagens como custo baixo e simplicidade, podendo ser usado por qualquer pessoa.

O MLC consiste em depositar os resíduos orgânicos em canteiros, vasos, baldes ou jardineiras, em camadas de 20 a 30 centímetros de altura. Os resíduos devem ser cobertos com material orgânico de difícil decomposição, como serragem, folhas secas, grama cortada e galhos triturados, enquanto as camadas devem ser furadas para que recebam oxigênio três vezes por semana.

De acordo com o docente, uma das diferenças para as composteiras tradicionais é que seu método não serve somente de adubo para o plantio de alimentos. "A horta é a própria compostagem, o canteiro é a compostagem. E é, por isso, que ele é muito fácil de ser feito. Ninguém precisa usar pá ou enxada, ninguém vira terra."

Além disso, não é preciso irrigar, gerando também economia de água. "À medida que ele vai compostando, com 20 a 30 dias, ele forma uma capa de húmus muito grossa, e isso tem uma retenção de água muito grande – então não precisa molhar", explica Güttler.

No fim de 2019, o método começou a ser aplicado em uma jardineira na laje do Palácio Barriga Verde, da Alesc, em Florianópolis, com resíduos orgânicos do gabinete do deputado Nadal.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.