Da esq. para dir. :Julice Dias, Osvaldir Ramos e Márcia de
Souza Lehmkuhl. Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen) esteve reunida, em 13 de dezembro, com o Conselho Estadual de Educação (CEE), para aparesentação da minuta de resolução que estabelece normas para a educação especial no ensino superior. Na ocasião a pró-reitora de Ensino da Udesc, Julice Dias e a professora Márcia de Souza Lehmkuhl, da Udesc Faed, conversaram com o presidente do CEE, Osvaldir Ramos.
“A exemplo do que se tem na educação básica, nós não temos hoje, em nível de sistema estadual, diretrizes para o ensino superior. Se nós tivermos uma resolução que estabelece normas para a educação especial no ensino superior, sairemos na frente. É uma proposição que nos traz várias possibilidades de estabelecer, por exemplo, parcerias com a Fundação Catarinense de Educação Especial. Podemos pensar numa estrutura mais adequada para o atendimento educacional especializado. Essa é relevância da proposta que apresentamos”, comenta a pró-reitora.
Ainda segundo Julice Dias, a Udesc apesar de contar com os Núcleos de Acessibilidade Educacional, central e setoriais, que possuem suas próprias normativas e resoluções, a universidade entende que é preciso tratar sobre o assunto externamente: “Essa é uma questão que precisa tomar uma maior abrangência, a exemplo do que temos na educação básica”, afirma.
De acordo com Julice, a Udesc ao entregar a minuta ao presidente do conselho, este se comprometeu a criar um grupo de trabalho específico no âmbito do CEE, com a participação da universidade, para tratar da proposta. “Se aprovada será uma resolução em nível de sistema estadual de ensino e, assim, as instituições que são avaliadas pelo conselho, estarão salvaguardadas por essa resolução”, completa.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7934