Até 24 de junho, das 14h às 19h, membros do
Projeto Udesc Lixo Zero, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participarão do
Congresso Internacional Cidades Lixo Zero e apresentarão suas iniciativas na área. Acesse a
programação.
Para participar, basta se inscrever no
site. O evento será realizado online, com transmissão direta pelo canal oficial, com diversas salas de debates e palestras com 250 convidados nacionais e 24 palestrantes internacionais.
O congresso tem por objetivo oferecer uma experiência técnica, interativa e educativa sobre o tratamento e destinação de resíduos nas cidades. O evento é promovido pelo
Instituto Lixo Zero Brasil.
De acordo com o professor Germano Güttler, que coordena o
Projeto Udesc Lixo Orgânico Zero no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, já são mais de cinco mil inscritos nacionais e internacionais no evento. "Será uma oportunidade única de envolver todos que trabalham com lixo zero no Brasil e no exterior."
Programação e participação
No primeiro dia, às 16h35, a Udesc estará no painel "Universidades Lixo Zero", com a Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). A apresentação será ministrada por um dos coordenadores do Udesc Lixo Zero, o técnico Gustavo Kogure.
No último dia, às 16h35, o professor Germano mediará o painel "Projeto Lixo Orgânico Zero de Lages". O professor também tem participado da organização e do apoio ao evento em Brasília, além de mediar debates internacionais.
Sobre o projeto
O Udesc Lixo Orgânico Zero é um projeto de extensão que foi iniciado na universidade em 2013 pelo professor Germano Güttler, envolvendo, escolas públicas, residências e instituições, em torno da minicompostagem dos resíduos orgânicos, e tem parceria com a prefeitura e com a comunidade.
De acordo com o professor, o programa possui diversos postos de postagem com entrega voluntária e tornou Lages uma cidade exemplo de reciclagem, tanto de materiais recicláveis como orgânicos.
Atualmente, o projeto apresenta a maior eficiência de reciclagem do País. "Os resultados que temos em Lages não tem em outras cidades. Nós estamos entre as melhores – ou talvez a melhor – cidades em termo de reciclagem", aponta o professor.
O movimento Lixo Zero procura aumentar o número de desvio de resíduos dos aterros sanitários. De acordo com o professor, Lages possui hoje 200 toneladas mensais de desvio de resíduos orgânicos e recicláveis do aterro sanitário, sendo provavelmente o maior percentual de desvio de resíduos sólidos no Brasil.
Projeto coleciona prêmios
Em 2018, o projeto de extensão se tornou público, através da parceria com a Prefeitura de Lages, e foi contemplado com quase R$ 1 milhão em um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), do Ministério do Meio Ambiente, para incentivar a reciclagem do lixo orgânico no município.
Em 2019, recebeu o Prêmio Lixo Zero, na categoria "Conscientização e Educação", e também foi convidado para ser apresentado no "We Are -Zero Waste Youth Global Meeting", encontro internacional da Juventude Lixo Zero, em Cascais, em Portugal. Em 2016, ainda como projeto de extensão, foi finalista do prêmio "Engie Innovation Trophies", realizado em Paris, na França.
Mais informações
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no
site oficial. Outras informações sobre o congresso mundial podem ser obtidas do
site e no
Instagram.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010