Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2018-18h25

Udesc apresenta aplicativo ParticipACT Brasil em evento sobre espaços urbanos e meio ambiente

Professor Carlos De Rolt coordena o projeto de pesquisa Foto: Cristina Gallo/FloripAmanhã
O aplicativo ParticipACT Brasil desenvolvido na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi apresentado nesta terça-feira, 20, durante o 2º Encontro sobre Adoção e Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Florianópolis.

O Participact Brasil é resultado de pesquisa do Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Ele permite a participação dos cidadãos comuns na gestão da cidade, com o uso de celulares para registrar problemas urbanos.

O encontro na manhã desta terça foi promovido pelo Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (GT Revit), parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a organização FloripAmanhã. O objetivo é a troca de experiências sobre projetos em desenvolvimento direcionados à melhoria da qualidade de vida em Florianópolis”, explica a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

“O ParticipACT usa a tecnologia disponível nos smartphones, os diversos sensores que os aparelhos dispõem, para coletar dados e gerar informações de qualidade para uso da sociedade, auxiliando nas definições de políticas públicas", explicou o professor Carlos Roberto De Rolt, coordenador do projeto, da Udesc Esag.

Baixe o aplicativo ParticipACT no Google Play ou App Store

O ParticipACT Brasil é um projeto de pesquisa acadêmica que busca a gestão eficiente e participativa de cidades inteligentes por meio de uma plataforma de tecnologias de informação e comunicação. Entre os objetivos do projeto, está a implantação de um big data –sistema que coleta, armazena e processa grande quantidade de dados.

Os dados usados nesse sistema são fornecidos por  organizações públicas e privadas e também de forma colaborativa pelos cidadãos, com o suporte de um sistema de mobile crowdsensing (MCS) – que viabiliza a participação dos cidadãos usando o aplicativo.

Depois de instalar o aplicativo ParticipACT, o usuário utiliza seu celular para registrar os problemas da cidade, apontando no mapa o local da ocorrência e descrevendo-a em texto, áudio e/ou vídeo. Os registros poderão ser visualizados no mapa no próprio aplicativo e no portal http://www.participact.com.br.

Parcerias

O ParticipACT foi desenvolvido pelo LabGes, da Udesc Esag, em parceria com a Universidade de Bologna (Unibo), na Itália, que desde 2012 executa projeto semelhante na Itália, e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Os recursos vêm da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes, ligada ao Ministério da Educação) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O projeto também conta com apoio de entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), e Associação FloripAmanhã, além de empresas do polo tecnológico de Florianópolis, como a Neoway.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas em www.participact.com.br ou com o Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGes) da Udesc Esag, pelo e-mail labges.esag@udesc.br. Acompanhe também as novidades sobre o aplicativo no Facebook (/ParticipActBrasil) e no Instagram (/participactbrasil).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Carlos de Rolt, coordenador do projeto
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.