A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está divulgando o programa Oportunidades Acadêmicas para estudantes de ensino médio com baixa renda que buscam uma graduação nos Estados Unidos.
A iniciativa é do Education USA, órgão oficial do governo norte-americano que tem um escritório de representação vinculado à Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da Udesc (SCII).
Com inscrições até 13 de janeiro, o programa leva estudantes academicamente qualificados, mas sem condições financeiras, para o ingresso em universidades dos EUA.
De acordo com Pedro Girardello Costa, representante do escritório do Education USA na Udesc, a candidatura deve ser feita pelo site do órgão norte-americano. "É importante que o candidato tenha, no mínimo, domínio intermediário da língua inglesa, além de ótimo desempenho nas disciplinas".
Os candidatos deverão preencher um formulário online em inglês e enviar documentos ao Education USA. "Se for admitido, o estudante receberá orientações e material de estudo, além de visto, passagem aérea e acomodação para realização das provas", afirma Girardello Costa.
Mais de 300 brasileiros contemplados
O Oportunidades Acadêmicas existe desde 2006, e os selecionados pelo programa têm as despesas relacionadas à candidatura pagas pelo programa, além de isenção de várias taxas referentes a envio de documentos de aplicação, tradução de documentos acadêmicos e provas SAT/ACT, Subject Test e Toefl/Ielts.
Mais de 300 estudantes brasileiros já foram contemplados pelo programa, mas nem todos conseguiram bolsa integral. O programa existe em mais de 50 países. "Em breve, o Oportunidades Acadêmicas abrirá inscrições para pós-graduação em universidades americanas. Vale a pena ficar atento", diz Girardello Costa.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails pgdacosta@educationusa.org e pedro.costa@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010