Capacitação buscou preparar participantes
para situações de urgência. Fotos: Divulgação
Alunos e professores que atuam no
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, estão participando do curso de Sistemas de Prevenção e Combate ao Incêndio. A capacitação iniciou dia 4 de dezembro e terminará em 31 de janeiro de 2025, contemplando aulas presenciais e remotas.
De acordo com os organizadores, a atividade tem por objetivo qualificar estudantes, egressos e profissionais da área para o desenvolvimento de projetos de sistemas de prevenção e combate ao incêndio, seguindo a legislação estabelecida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ainda, busca orientar os participantes a projetar sistemas tanto de iluminação e de emergência, como para a sinalização para abandono de local e de prevenção por meio do uso de extintores.
Em uma das aulas práticas do curso, realizada em 7 de dezembro, os participantes desenvolveram projetos de prevenção e combate a incêndio para edificações industriais. O encontro também envolveu a medição da vazão de hidrantes, da intensidade das luzes de emergência e da intensidade sonora dos alarmes de emergência do bloco Imbuia, localizado na Udesc Alto Vale.
O Engenheiro Civil José Francisco Hilbert, que está entre os alunos do curso, viajou de Massaranduba para Ibirama para participar da aula prática. “Curso muito didático e participativo. Fico muito feliz em poder participar para minha atualização profissional”, comenta.
A iniciativa é coordenada pelo professor João Marcos Bosi Mendonça de Moura, do Departamento de Engenharia Civil da Udesc, e conta com uma equipe de instrutores da Engenharia de Inovação e Tecnologia, Willian Scharamm Deschamps e Dioni Deivid Dors. "Foi incrível acompanhar a evolução do grupo. Que esse aprendizado seja o início de muitas conquistas", destaca Scharamm.
Sobre o curso
A área de prevenção e combate ao incêndio é uma das que mais cresce no Brasil e representa uma oportunidade profissional muito atrativa para alunos e profissionais de Engenharia Civil. O curso foi demandado pelos acadêmicos de Engenharia Civil em avaliações institucionais de 2023 e 2024.
A capacitação conta com aulas presenciais e remotas, desenvolvidas a partir de metodologias ativas de ensino, incluindo aprendizagem baseada em projetos e estudos de caso. A proposta é estimular o protagonismo dos participantes e a reflexão entre a teoria e a prática.
Mais informações podem ser obtidas na
página do curso.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934