A Reitoria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) passou a utilizar o Sistema Integrado de Licitações (LIC), do governo estadual, para procedimentos de licitação. A primeira experiência ocorreu no dia 4, no pregão eletrônico do Edital de Licitação n° 0656/2016, que prevê a aquisição de solução de tecnologia informatizada para implementar registro eletrônico de frequência dos servidores.
"Até então, a Udesc realizava suas licitações na modalidade pregão na forma presencial, uma vez que não tinha autorização do Governo do Estado de Santa Catarina para a realização na forma eletrônica", explica o coordenador de Licitações e Compras da Udesc, Divonzir Anderson Navrotski.
O técnico Érico Kretzer Junior foi o pregoeiro oficial da sessão ocorrida no dia 4, que contou também com as participações de Navrotski e dos técnicos Fabrício Devenz, Fernanda Hermans Lima e Marcelo Darci de Souza, além do suporte técnico do supervisor do LIC na Secretaria de Estado da Administração (SEA), Rodrigo Raitani.
"A comunidade acadêmica pôde acompanhar o evento em tempo real, através da transmissão ao vivo pelo site
vc.udesc.br", destaca Navrotski. Segundo ele, a licitação foi bem sucedida, o objeto foi adquirido e houve economia em relação ao preço máximo determinado pela Udesc, baseado no balizamento de preço de mercado.
Capacitações nos centros
O pregão eletrônico também será adotado pelos centros de ensino da Udesc. O coordenador de Licitações e Compras da universidade ressalta que o setor está em tratativas finais junto à SEA para capacitar os pregoeiros oficiais e servidores que trabalharão com o LIC em todas as unidades.
"Assim como ocorre no governo federal, o pregão presencial deverá ser substituído pelo pregão eletrônico em todos os órgãos governamentais do Estado de Santa Catarina", diz Navrotski, que acredita que a modalidade atraia mais empresas interessadas nas licitações e que o aumento de licitantes gere economia para a Udesc.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007