Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/04/2024-14h06

Trabalho da Udesc Faed sobre políticas inclusivas e Direitos Humanos é premiado em congresso

Raquel e Valenttina foram premiadas por trabalho com o Nuape na Udes Faed. Foto: Divulgação
O trabalho “Políticas de Inclusão no Ensino Superior: um estudo a partir do olhar dos alunos”, desenvolvido pela professora Raquel Fröhlich e a bolsista de apoio discente Valenttina Schmidt Bilhar, do Núcleo de Apoio Pedagógico e Estudantil (Nuape), do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o terceiro lugar do Prêmio Romeu Sassaki 2024 na área de Políticas Educacionais Inclusivas e Diretos Humanos.

O trabalho foi apresentado no 4º Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional e Tecnológica, organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre 2 e 5 de abril, em Natal, no Rio Grande do Norte. O tema central do evento foi “Acessibilidade: avaliação e boas práticas”, que discutiu a garantia de acessibilidade no que tange a oferta de serviços e suportes para a efetiva inclusão do público da educação especial na educação superior, educação profissional e tecnológica.

O congresso reuniu pesquisadores, professores da área, estudantes, servidores técnicos, associações nacionais e internacionais para o desenvolvimento e difusão de práticas inclusivas e anticapacitistas nas instituições de ensino superior.

Sobre o Prêmio Romeu Sassaki

O Prêmio Romeu Sassaki, instituído nessa edição do evento, teve como objetivo manter viva a memória e as contribuições do Prof. Romeu Sassaki no campo da educação inclusiva no Brasil. Na ocasião do prêmio, foram avaliados 18 trabalhos de diferentes instituições de ensino superior do país, que destacaram as políticas de permanência e inclusão para as pessoas com deficiência no ensino superior.

O trabalho apresentado pela Udesc Faed teve como objetivo analisar as contribuições do Nuape para a política de permanência dos estudantes público da educação especial no ensino superior. Para a Profa. Dra. Raquel Fröhlich, a participação em eventos como esse é de fundamental importância para qualificar as ações já existentes no Nuape, como também estabelecer uma rede de contatos e cooperação com outros núcleos de acessibilidade de universidade públicas de diferentes estados do Brasil. "O prêmio recebido dá visibilidade ao Nuape a nível nacional e indica que as ações do núcleo estão na vanguarda das atividades desenvolvidas por diferentes núcleos de acessibilidade em todo país", avalia a professora.

Já para Valenttina Schmidt Bilhar, acadêmica do curso de Pedagogia da Udesc Faed e bolsista do Nuape, a participação no evento foi importante para produzir ciência dentro da universidade e verificar o funcionamento de outros núcleos de acessibilidade, além de estabelecer contatos com grupos de estudos de estudantes de outras universidades.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h