Legenda: Equipe "Não treinamos o João" e parceiros
No dia 21 de outubro, estudantes da Udesc Joinville participaram da final brasileira da Maratona de Programação ICPC, e se classificaram para a etapa latino-americana. A equipe “Não treinamos o João” ficou na 14ª posição entre 65 times.
A final da competição no Brasil ocorreu na cidade de Chapecó e 65 equipes participaram. A equipe da Udesc Joinville não só se classificou em 14º lugar, mas também conquistou o título de melhor equipe da região sul, pelo 4° ano consecutivo. Com tal desempenho, a equipe “não treinamos o João” garantiu seu espaço na final latino-americana, que será realizada no México em março de 2024.
Para a competição, são elaborados de 10 a 15 problemas de programação. Tais problemas devem ser resolvidos pelas equipes em um limite de tempo. Quem resolver mais problemas em menos tempo, ganha a competição. Cada time é composto por três pessoas e dispõe de apenas um computador, sem conexão com a internet. O tempo limite de resolução é de cinco horas
A História da Udesc Joinville com a competição é longa. Com quinze anos de participação, a competição atinge o cerne dos cursos de programação: a resolução de problemas através de algoritmos. Ela não apenas desafia os alunos como também desenvolve habilidades importantes para a futura profissão dos acadêmicos. Como por exemplo priorização de tarefas, trabalho em equipe, gestão de recursos e de tempo e trabalho sob pressão.
Além disso, essa é a primeira vez que a Udesc Joinville conquista uma classificação internacional, e o time classificado está ainda na 4ª fase do curso.
Maratona de Programação
A competição existe desde 1977, tendo sido iniciada pela pela Association for Computing Machinery (ACM). A competição é realizada no Brasil desde 1996, promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Assessoria de comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: 47 34817882