Camila Ferreira, Caroline Maier, Christiana Lima, Fabrício Attanásio e
Jian Melo integraram a equipe da Udesc Esag
O time de mestrandos em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ficou com o segundo lugar no BIG Innovation Olympics Challenge, desafio de oito semanas que reuniu times de seis universidades brasileiras buscando soluções inovadores para empresas. A cerimônia
on-line de premiação foi realizada nesta quinta-feira, 8.
Cinco alunos do
Mestrado Profissional em Administração, um dos cursos de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) formaram a equipe da Udesc: Camila Ferreira, Caroline Maier, Christiana Lima. Fabrício Attanásio e Jian Melo.
Participaram equipes de seis universidades brasileiras, que foram avaliadas em relação ao comprometimento do time, qualidade das apresentações, soluções apresentadas de forma robusta, alternativas claras e exequíveis para o cliente no curto prazo, geração de
leads e conversas com potenciais parcerias estratégicas
Pódio
O time da Udesc Esag conquistou o segundo lugar na competição desenvolvendo soluções para a
Icon. O objetivo foi identificar as melhores formas para a empresa iniciar sua operação nos Estados Unidos, maximizando sua expertise na produção e recuperação de moldes.
"O maior desafio foi a aplicação muito técnica e a tradução dessa estratégia para o mercado americano", explica o mestrando Jian Melo, do time da Udesc Esag. "O programa mostra que a gente consegue fazer acontecer e, apesar das pedras no caminho, chegamos a um resultado legal".
O primeiro lugar ficou com a equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que encarou o desafio de ajudar a Fhom, empresa de alimentos saudáveis, a entender o cenário competitivo, oportunidades e requisitos para iniciar uma operação em solo americano.
Também participaram da competição equipes das universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Minas Gerais (UFMG), Paraná (UFPR) e Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul.
Internacional
A competição faz parte do
IXL Inovation Olimpics, olimpíada internacional de inovação promovida pelo
Centro para Inovação, Excelência e Liderança (IXL Center), com sede em Cambridge (Estados Unidos). A cada três meses, o programa promove um desafio global.
Desta vez, a pedido dos patrocinadores, participaram apenas universidades e empresas brasileiras. O desafio partiu da
Boston Innovation Gateway (BIG) e da
Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil).
O diretor de gestão global e co-fundador do Boston Innovation Gateway, Manuel Mendes, elogiou o time da Udesc. "Demostraram o grau de profissionalismo e o crescimento da equipe ao longo do programa", disse Mendes. "Eles pegaram uma indústria muito específica, se dedicaram e viram o resultado que isso traz para eles".
Benefícios
Com o segundo lugar, a equipe recebeu também um prêmio de R$ 2 mil. A participação no desafio dá ainda a cada time o direito indicar um membro para participar do programa Epic Brasil ou do Epic InnovaLatam, evento internacional sobre inovação em Cartagena, Colômbia. O Epic Program é uma imersão de negócios que oferece aprendizado, network e benchmarking globais.
Ao participar da competição, os mestrandos tiveram acesso a uma série de apoios para desenvolvimento da solução apresentada. Eles também receberam treinamento e certificação do
Global Innovation Management Institute (GIMI) e apoio à estratégia de crescimento do negócio, aproveitando as ferramentas da metodologia GIMI e construindo novos recursos.
Durante o desafio, eles tiveram orientação semanal de um coach experiente do IXL Center e acesso a uma rede de consultores em inovação, excelência e liderança, especialistas no assunto, proprietários de empresas e ex-alunos do programa.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br