Pessoas que desejam apresentar trabalhos e ouvintes podem se inscrever no evento pelo site da associação.
De 4 a 6 de dezembro, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) sediará o
XVII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber. Sob o tema "Arte, comunicação e educação em tempos de eventos climáticos extremos", o evento será híbrido. As atividades presenciais acontecerão no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), no auditório Professora Maria Cristina Pessi e na Galeria Jandira Lorenz, e no Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/CFH), em Florianópolis.
A escolha da temática dessa edição do Simpósio foi impulsionada pelos acontecimentos de maio no Rio Grande do Sul, somados às reflexões e ações decorrentes. O período para submissão de propostas de resumo expandido, nas categorias Painel Temático ou Mesa Coordenada, está aberto até 10 de novembro [DATA PRORROGADA].
Os trabalhos devem ser desenvolvidos com base nos sete Eixos Temáticos descritos na
call for papers disponível
nesta página. As apresentações de artigos dos painéis temáticos e mesas coordenadas acontecerão apenas na modalidade online. Já as mesas de conferência serão em formato híbrido.
Após a confirmação do aceite do trabalho enviado, os proponentes (incluindo coautores) devem realizar sua inscrição no
site da ABCiber e efetuar o pagamento de acordo com sua modalidade até o dia 15 de novembro. Apresentadores de trabalhos irão receber certificado de 20h. Também são aceitas inscrições de ouvintes.
A programação presencial inclui apresentação de keynote speaker e mesas de conferência. O Simpósio também contará com uma programação artística e cultural gratuita na Galeria Jandira Lorenz, no Bloco Central do Ceart e no Planetário do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC. Essas atividades serão abertas à comunidade. Confira os dias e horários do que já está confirmado no final desta notícia.
Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura - ABCiber, a realização do simpósio é da Udesc, por meio do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Galeria Jandira Lorenz, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e Museu da Escola Catarinense (Mesc). O evento tem o apoio das Universidades Federais de Santa Maria (UFSM) e de Santa Catarina (UFSC) e do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae).
ATIVIDADES CONFIRMADAS
Keynote speakers
Lucas Bambozzi
Artista multimídia e pesquisador em novos meios. Produz vídeos, instalações, performances audiovisuais e projetos interativos, tendo trabalhos exibidos em mais de 45 países. Conduziu atividades pioneiras ligadas à arte na Internet no Brasil entre 1995 e 1999 na Casa das Rosas e no campo das mídias móveis entre 2007 e 2016. Dentre seus projetos mais recentes estão o filme Lavra (2021) lançado nos cinemas em 2022 e a exposição individual Solastalgia (2023) no MAC USP. É professor na FAAP nos cursos de artes visuais e na pós-graduação em arte contemporânea e cinema expandido.
Eugênio Trivinho
Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PEPGCOS/PUC-SP). Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura/PUC-SP, Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade). Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Assessor 'ad hoc' do CNPq, da CAPES e da FAPESP. É membro do Conselho Editorial do 'The Conversation Brasil' desde 2023. É um dos fundadores da ABCiber, membro do Conselho Científico Deliberativo e foi presidente da instituição nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017. Publicou, entre outras obras, 'Glocal: visibilidade mediática, imaginário bunker e existência em tempo real' (Annablume, 2012), 'A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada' (Paulus, 2007), 'O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual' (Quartet, 2001) e 'Redes: obliterações no fim de século (Annablume; FAPESP, 1998). Nos últimos anos, coordenou, pelo CENCIB/PUC-SP, projetos bibliográficos desenvolvidos em contexto de intercâmbio internacional com o Dipartimento di Filosofia e Comunicazione da Università di Bologna (DFC/UNIBO), em cooperação com o CPS - Centro de Pesquisas Sociossemióticas, também do PEPGCOS/PUC-SP, para desenvolvimento de obra sobre as relações entre comunicação, processos semióticos e práticas de vida na cidade; e com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/ULisboa), para desenvolvimento de obra sobre as relações entre comunicação e cibercultura.
Carlos A. Nobre
Um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Com graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica-ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology-MIT em 1983. Foi pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Exerceu importantes funções de gestão e coordenação científicas e de política científica. Foi coordenador geral do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/CPTEC-INPE e criador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre/CCST-INPE e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN-MCTI. Foi cientista chefe do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (Experimento LBA). Foi Alto Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. Foi Presidente da CAPES e Secretário de Políticas de P&D do Ministério de CTI. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Em particular, foi um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (
www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (
www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais. E também vem propondo a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL
Mostra Efemera Imagem Fulldome - Ecopoéticas Emergentes VR - impulsionados por Ecopoéticas Emergentes que potencializam inovações nos modos de experienciação de imagens efêmeras através da música visual em ambientes imersivos, o festival EFEMERA Imagem Fulldome integra a programação do Simpósio. A curadoria é de Matheus Moreno, Andreia Oliveira, Ricardo Dal Farra e Cristiano Figueiró. Realizado pela Udesc e pelo Laboratório Interdisciplinar Interativo - LabInter/UFSM. Apoio: Understanding Visual Music - UVM (CeiArt/UNTREF), SUBVERSO (LABMUSAS/UFBA) e Planetário da UFSC
Efemera Imagem Fulldome
-
Abertura: 4 de dezembro. Serão realizadas duas sessões no período da manhã (das 9h às 10h e das 10h30 às 11h30) e duas no da tarde (das 14h00 às 15h00 e das 15h30 às 16h30).
-
Local: Planetário CFH/UFSC. Av. César Seara, 155 - Carvoeira.
Ecopoéticas Emergentes VR
-
Datas: 5 e 6 de dezembro. Período da manhã (das 9h00 às 12h00) e tarde (das 14h00 às 17h00).
-
Local: arredores Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
NIMIUM Mostra Coletiva do Grupo/Laboratório Arte e Design (PPGART-UFSM)
-
Sinopse: A mostra coletiva NIMIUM (termo originário do latim, traduzido como ‘demais’) propõe pensar sobre o excesso, no que tange, sobretudo, às ações humanas e às relações humano-planeta, que acarretam desequilíbrios e alteração no curso dos processos naturais, bem como os efeitos disso nos indivíduos e grupos. Na presente mostra coletiva, distintos olhares de um grupo de artistas-pesquisadores do Grupo Arte e Design percorrem universos interiores e exteriores, configurando, por diferentes meios e processos, formas de manifestação artística a partir do que foi visto, sentido, experienciado. Texto: Reinilda Minuzzi (editado). Artistas a serem confirmados.
-
Abertura: 4 de dezembro, às 17h30
-
Organização: Minuzzi, Laboratório Arte e Design, LAD, PPGART, UFSM.
-
Local: Galeria Jandira Lorenz. CEART/UDESC. Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
Video mapping e Live Cinema Fernando Codevilla
-
Abertura: 5 de dezembro, às 18h30
-
Organização: Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais, LABART, PPGART, UFSM.
-
Local: CEART/UDESC Av. Me. Benvenuta, 1907 - Itacorubi.
Para mais informações, acesse o
site do evento.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350