Evento em Florianópolis foi realizado em
parceria com a Abruem - Foto: Divulgação
Foi concluído nesta sexta-feira, 13, o 2º Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (Siies), promovido em parceria pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).
A programação reuniu cerca de 200 participantes, incluindo professores, alunos e profissionais de Educação, no Oceania Park Hotel, em Florianópolis, para debater as potencialidades do ensino superior para inovar e criar experiências educacionais significativas para a sociedade. O tema central abordou o conceito de convergências, englobando ensino, pesquisa e extensão para uma formação inclusiva.
Ao longo de três dias, o evento contou com oito mesas-redondas, além das palestras de abertura e encerramento, ministradas por especialistas de diversos países, incluindo Brasil, Portugal, Itália, Índia, México e Espanha. A palestra de encerramento foi proferida pela professora Vilma Fuentes, da Santa Fe College, da Flórida, que falou sobre projetos internacionais de inovação no ensino superior.
Trabalhos científicos
Pela manhã, ocorreram as apresentações dos 53 trabalhos científicos aprovados nas categorias "Comunicação oral" e "Pôster". O evento também contou com apresentações culturais e lançamentos de livros.
O reitor da Udesc e presidente da Câmara de EAD da Abruem, Marcus Tomasi, destacou no evento que a inovação é questão de sobrevivência para as instituições de ensino superior, que precisam debater novas práticas, buscando maior alinhamento com a sociedade e conexão com seus estudantes. "As universidades precisam se desencapsular. Temos que ir além da formação, criar esse círculo virtuoso do conhecimento por meio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.