Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/08/2016-18h24

Sensor instalado pela Udesc Lages e Defesa Civil no Rio Caveiras ajudará no combate a enchentes

Sensor avaliará em qual velocidade nível do rio sobe - Fotos: Mirella Guedes/Ascom Udesc

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, instalou um sensor hidrológico no Rio Caveiras, nesta quinta-feira, 25, em conjunto com a Defesa Civil do município. O equipamento tem como objetivo a coleta de dados para estudo e a indicação de medidas para enfrentar enchentes.

O aparelho, chamado ecoLog 800, foi posicionado próximo à ponte do município de Painel, onde inicia a planície de inundações que se estende até Lages. Para que o sensor pudesse ser instalado, foram realizadas duas etapas. Na primeira, em 11 e 12 de agosto, foi construída a infraestrutura para abrigar o aparelho.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da Udesc Lages, Silvio Rafaeli Neto, que coordena o projeto, o sensor fica em contato com água e a infraestrutura construída protegerá o aparelho para que não seja levado em dias de enchente. "Também preserva os 20 metros de cabos até a central de informação, onde os dados serão coletados".

Logo após a instalação, foram realizados os primeiros testes para verificar se o armazenamento de dados está acontecendo corretamente. O sensor avaliará em qual velocidade o nível do rio sobe em dias de enxurrada e, para isso, armazenará os dados a cada 15 minutos. As informações serão avaliadas a cada 15 dias pela empresa júnior do curso de Engenharia Ambiental da Udesc Lages, a Projeta Ambiental Junior, e pela Defesa Civil.

O aparelho permitirá mensurar o volume de água e, a partir do índice de vazão combinado a outros dados, será possível elaborar um sistema de alerta à população das áreas sujeitas a inundações. "Com base nas informações, poderemos estudar como ocorrem os processos de inundação e, futuramente, propor medidas para enfrentar as enchentes", diz Rafaeli.

Um segundo sensor será instalado no município, provavelmente no rio Carahá ou no rio Ponte Grande. Os dois equipamentos foram adquiridos pela Udesc Lages, por meio de convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ao custo de R$ 18 mil cada um.

Leia mais:

10/12/2015 - Plataforma da Udesc Lages auxiliará na previsão de inundações e no gerenciamento de recursos hídricos


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h