Sameve encerrou nesta sexta - Foto: Silvia Cristina/
Ascom Udesc
Encerrou nesta sexta-feira, 17, a 23ª Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Sameve), do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. Durante os cinco dias de evento, foram oferecidas diversas atividades aos estudantes e profissionais da área.
Essa edição teve quase 200 participantes, cerca de 20 palestras, além de diversos minicursos voltados para as áreas de pequenos animais, equinos, cirurgia em bovinos e ecocardiograma. O encontro foi organizado pelo Centro Estudantil de Medicina Veterinária da Udesc Lages. "A Sameve é nossa responsabilidade e poder realizá-la com o apoio dos professores, dos palestrantes e da direção-geral é muito gratificante", comenta a integrante do centro estudantil Débora Ávila.
As palestras marcaram o último dia de atividades, onde foram discutidos os seguintes temas: exame andrológico do garanhão; endoscopia veterinária; manejo nutricional de aves cativas; e principais doenças na suinocultura. Já o último minicurso da 23º Sameve abordou odontologia equina, técnicas de contenção e manejo de equinos a campo.
Na quinta-feira, 16, um dos destaques do evento foi a palestra "Manejo alimentar das carpas em policultivo", ministrada pelo professor da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) Álvaro Graeff. Segundo ele, "a participação do profissional de Medicina Veterinária na piscicultura, principalmente na área da alimentação e nutrição, é muito importante apesar de ter pouca ênfase".
Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130