Foto: Gustavo Fidelis
Neste sábado,14, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc realizou a terceira edição de 2024 do Ceart Aberto à Comunidade 2024 - Edição Bem Viver. A abertura do evento contou com a presença do secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares. Estavam presentes também na mesa de autoridades a vice-reitora da Udesc, professora Clerilei Bier, a diretora-geral da Udesc Ceart, professora Daiane Dordete, e a diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, professora Neide Schulte.
Para Tavares, a realização de eventos como esse demonstra o cumprimento da missão social da universidade pública. O secretário também mencionou a valorização da economia solidária que o Ceart Aberto promove através das feiras de arte, artesanato e gastronomia oferecidas em parceria com a comunidade.
"Quando uma universidade abre o seu campus para essas iniciativas, ela se propõe a colocar em discussão o conjunto de aberturas que a arte e a cultura tem a oferecer. Só tenho a parabenizar a gestão e reafirmar o nosso compromisso de trabalhar para que a gente tenha cada vez mais ações de cultura nas universidades", declarou o secretário, que está como ministro interino durante viagem oficial da ministra Margareth Menezes.
A vice-reitora da Udesc, Clerilei Bier, destacou a importância do evento em oferecer atividades culturais para a comunidade de forma gratuita, democratizando o acesso à arte e cultura, além de ser uma vitrine do que a universidade faz. "Tenho muito orgulho desse evento em que a nossa universidade mostra ao público as ações e produções do Centro de Artes, Design e Moda. É uma oportunidade de divulgar nosso trabalho e de receber também outros atores da cultura que aqui vêm se apresentar e trabalhar em colaboração com os estudantes", disse.
"O Ceart Aberto é um projeto muito importante que a gente desenvolve já há seis anos abrindo as portas da universidade pública, gratuita e de qualidade aos fins de semana com ações informativas e de difusão artística e cultural dos nossos cursos e também atividades convidadas e propostas pela comunidade da Grande Florianópolis", destacou a diretora-geral do centro, Daiane Dordete.
Em alusão ao Setembro Azul, esta edição contou com diversas atividades voltadas à comunidade surda, além de recursos de acessibilidade para receber pessoas com diferentes deficiências. "Nosso objetivo é tornar o evento cada vez mais acessível, para que todas as pessoas se sintam acolhidas e parte da sociedade", explicou a diretora de Extensão, Cultura e Comunidade, Neide Schulte.
A abertura foi seguida da palestra "Sensível ao Bem Viver", com Daniela Rosendo, doutora e mestra em Filosofia. O objetivo foi promover uma reflexão sobre os impactos da crise climática que já estamos vivendo na cidade e sobre o que podemos aprender com a sabedoria e práticas do Bem Viver.
Sobre o Ceart Aberto à Comunidade
De iniciativa do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, o Ceart Aberto à Comunidade é realizado desde 2018. Esta edição do evento, a terceira de 2024, teve como tema “Bem-Viver”, movimento que promove a preservação da vida e a harmonia entre a natureza e os seres humanos. A partir dessa proposta, foi disponibilizada à comunidade uma programação diversificada, com oficinas, apresentações, palestras, exposições e feiras de gastronomia e artesanato, somando mais de 25 atrações para todas as idades. A próxima edição será em 23 de novembro.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350