Um dos dossiês é sobre o Riso e o Grotesco. Para o tema as
inscrições seguem até 31 de maio. Imagem: Divulgação.
A
revista Móin-Móin, Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, vinculada ao
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebe submissões para dois dossiês temáticos que serão publicados em 2022.
A revista é semestral e as publicações acontecerão em julho e dezembro. Para o 1º semestre, a revista recebe submissões até 31 de maio,com a temática “O Riso e o Grotesco no Teatro de Animação”. Já o dossiê “Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação”, que será publicado em dezembro, recebe submissões até 31 de outubro. São aceitos artigos, relatos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções inéditas.
Sobre o riso e o grotesco a revista propõe aos autores a reflexão sobre “quais as potências, a dimensão política e contraventora e a simbologia do riso e do grotesco em diálogo com o Teatro de Animação (máscaras, bonecos, sombras e outras modalidades) em uma sociedade? Personagens e obras icônicas, suas histórias, características, representatividade e como repercutem em diferentes culturas e épocas. Como o risível se transforma perante as reinvindicações e as lutas sociais no século XXI e quais os impactos na produção de espetáculos e na recepção do público?”.
Os trabalhos a serem submetidos para a temática de preservação de acervo devem abordar e refletir questões como: “O que é necessário conservar/preservar? Como ocorrem a preservação e a conservação/restauração (processos e técnicas)? Como isso afeta as companhias teatrais, os artistas, os museus, as coleções e a sociedade? Quais coleções e museus se dedicam ao Teatro de Animação? Quais seus desafios e seus projetos? Como artistas e companhias teatrais têm gerido seu acervo?”.
Para mais informações e submeter trabalhos,
clique aqui.
Sobre a revista
A Revista Móin-Móin é uma publicação que iniciou em 2005 como uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Udesc, dentro do Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense e da Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul (Scar).
O nome “Móin-Móin” é uma homenagem à marionetista Margarethe Schlünzen, que faleceu em agosto de 1978. Durante as décadas de 1950 e 1960, ela encantou crianças com suas apresentações em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Era sempre recebida efusivamente nas escolas pelo coro "guten Morgen, guten Morgen" (“Bom dia, bom dia” em alemão). A expressão tornou o trabalho da marionetista conhecido como “Teatro da Móin-Móin”.
Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350