Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/07/2018-12h12

Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc abre chamada para trabalhos

Submissões de trabalhos para publicação poderão ser feitas até começo de 2019 - Imagem: Divulgação
A revista Orfeu, publicação do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está com duas chamadas abertas para submissão de trabalhos a serem lançados em 2019. A revista divulga a produção científica e artística da área de Música.

Os trabalhos devem correspoder às temáticas dos dossiês "Práticas musicais coletivas e música de câmara" ou "Música e internacionalização universitária". As submissões poderão ser feitas até fevereiro e março de 2019 respectivamente. Os trabalhos precisam conter entre 6 mil e 12 mil caracteres e ser escritos em português, inglês ou espanhol. Confira as demais orientações.

A submissão de trabalhos pode ser feita no site da revista Orfeu. Para ver as edições anteriores, acesse o Portal de Periódicos da Udesc.

Práticas musicais coletivas e música de câmara

As práticas musicais coletivas são uma manifestação humana primordial ligada a um rol de práticas sociais: ritualidade, comunicação, política, religião, lazer. Considerando sua natureza coletiva, a música de câmara é proposta nesse dossiê como um conceito amplo e, nessa perspectiva, pode adquirir uma abrangência que se estende para além da música europeia dos séculos 18 e 19.

Pode-se concebê-la atravessando diferentes épocas, estilos e culturas, em manifestações variadas: grupos vocais, instrumentais e mistos, populares e eruditos, improvisados e ensaiados, combinados com outras artes e narrativas. Para esse dossiê, a revista procura artigos que reflitam sobre a dimensão pedagógica do fazer musical coletivo e seu papel na educação musical.

Música e internacionalização universitária

Desde a década de 1990, com o processo da globalização, a dimensão internacional vem ganhando força na educação superior. O tema é complexo quando associado ao potencial econômico, à responsabilidade do Estado e ao processo de expansão, tanto da pesquisa e do ensino quanto da produção científica da internacionalização universitária.

Para esse dossiê, a revista Orfeu procura trabalhos que reflitam sobre trocas internacionais na área de Música, destacando-se temas como: música na perspectiva intercultural, currículos internacionalizados, pesquisas sobre teorias, metodologias e práticas concebidas em outros países, mobilidade acadêmica, cooperação técnico-científica cultural e políticas públicas educacionais para a área.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revistaorfeu@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h