Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/07/2017-16h04

Reciclagem de materiais da Udesc beneficia fundação que apoia projetos sociais

Material é repassado à Fundação Nova Vida - Foto: Div.
Desde 2008, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem trabalhando para arrecadar materiais recicláveis em todos os setores da instituição.

O objetivo dessa ação é encaminhar a coleta para a Fundação Nova Vida, em Florianópolis, conforme determina o Decreto Estadual nº 636/1991, que promove e apoia projetos sociais catarinenses.

Entre os materiais enviados à fundação, estão periódicos, revistas, papéis e pneus. Até junho, eram entregues cartuchos de impressoras, mas depois disso a universidade passou a usar equipamentos locados por uma empresa.

De 2008 a 2017, foram repassados 8.273 cartuchos, tonners e cilindros, além de 474 pneus. Já o papel entregue não foi contabilizado porque a Udesc não possui balança para pesar o material.

A arrecadação começou na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, mas a ideia é de que o cumprimento da norma seja incentivado em todos os 12 centros de ensino da instituição pelo Estado.

Como funciona a coleta

Cada setor da Reitoria tem uma caixa com o símbolo de papel reciclado, e funcionários terceirizados da universidade passam uma vez por semana para recolher o material, de acordo com o cronograma de atendimento do almoxarifado central.

Nos centros que já seguem a medida, os itens recicláveis são trazidos pelos diretores que vem participar de reuniões na Reitoria.

Assim que há uma quantidade suficiente, integrantes do conselho curador da Fundação Nova Vida vem à universidade buscar os materiais, que têm o lucro revertido em, por exemplo, cadeiras de rodas e fraldas para instituições catarinenses de caridade.

"Além de cumprir a lei, o mais importante é o papel social que a Udesc faz ao ajudar uma instituição. Esse material que seria descartado como lixo comum é revertido em boas ações, em material para quem precisa", diz a coordenadora do Almoxarifado da Reitoria, Carla Trilha, encarregada de supervisionar a arrecadação.

Por meio de empresas licitadas, também são feitas anualmente a coleta, o transporte e a correta destinação final de produtos químicos, lixo hospitalar e lâmpadas fluorescentes em todos os campi da universidade. 

Sustentabilidade na universidade

Para o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, a reciclagem tem inúmeros impactos positivos: economizar verba pública para a cidade, gerar empregos e acelerar a volta dos produtos para o mercado, sem a necessidade de desmatar árvores e gastar água e outros recursos ambientais. Além disso, Sabatini diz que a universidade tem a função de dar o exemplo.

"A universidade deve fomentar processos sustentáveis através do ensino, da pesquisa e da extensão e pesquisar novos caminhos, além de trabalhar a extensão com a comunidade para desenvolver soluções práticas que possam ser aplicadas na sociedade", ressalta.

No segundo semestre deste ano, o instituto será parceiro do programa Udesc Sustentável, que reúne as ações de sustentabilidade da universidade.

Prevista pelo Plano de Gestão 2016-2020, a iniciativa compreende a revisão de aspectos estratégicos da Udesc, tendo em vista o incentivo a uma cultura com maior responsabilidade socioambiental, e envolverá toda a comunidade acadêmica.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.