Material é repassado à Fundação Nova Vida - Foto: Div.
Desde 2008, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vem trabalhando para arrecadar materiais recicláveis em todos os setores da instituição.
O objetivo dessa ação é encaminhar a coleta para a
Fundação Nova Vida, em Florianópolis, conforme determina o
Decreto Estadual nº 636/1991, que promove e apoia projetos sociais catarinenses.
Entre os materiais enviados à fundação, estão periódicos, revistas, papéis e pneus. Até junho, eram entregues cartuchos de impressoras, mas depois disso a universidade passou a usar equipamentos locados por uma empresa.
De 2008 a 2017, foram repassados 8.273 cartuchos, tonners e cilindros, além de 474 pneus. Já o papel entregue não foi contabilizado porque a Udesc não possui balança para pesar o material.
A arrecadação começou na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, mas a ideia é de que o cumprimento da norma seja incentivado em todos os 12 centros de ensino da instituição pelo Estado.
Como funciona a coleta
Cada setor da Reitoria tem uma caixa com o símbolo de papel reciclado, e funcionários terceirizados da universidade passam uma vez por semana para recolher o material, de acordo com o cronograma de atendimento do almoxarifado central.
Nos centros que já seguem a medida, os itens recicláveis são trazidos pelos diretores que vem participar de reuniões na Reitoria.
Assim que há uma quantidade suficiente, integrantes do conselho curador da Fundação Nova Vida vem à universidade buscar os materiais, que têm o lucro revertido em, por exemplo, cadeiras de rodas e fraldas para instituições catarinenses de caridade.
"Além de cumprir a lei, o mais importante é o papel social que a Udesc faz ao ajudar uma instituição. Esse material que seria descartado como lixo comum é revertido em boas ações, em material para quem precisa", diz a coordenadora do Almoxarifado da Reitoria, Carla Trilha, encarregada de supervisionar a arrecadação.
Por meio de empresas licitadas, também são feitas anualmente a coleta, o transporte e a correta destinação final de produtos químicos, lixo hospitalar e lâmpadas fluorescentes em todos os campi da universidade.
Sustentabilidade na universidade
Para o presidente do
Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, a reciclagem tem inúmeros impactos positivos: economizar verba pública para a cidade, gerar empregos e acelerar a volta dos produtos para o mercado, sem a necessidade de desmatar árvores e gastar água e outros recursos ambientais. Além disso, Sabatini diz que a universidade tem a função de dar o exemplo.
"A universidade deve fomentar processos sustentáveis através do ensino, da pesquisa e da extensão e pesquisar novos caminhos, além de trabalhar a extensão com a comunidade para desenvolver soluções práticas que possam ser aplicadas na sociedade", ressalta.
No segundo semestre deste ano, o instituto será parceiro do programa
Udesc Sustentável, que reúne as ações de sustentabilidade da universidade.
Prevista pelo
Plano de Gestão 2016-2020, a iniciativa compreende a revisão de aspectos estratégicos da Udesc, tendo em vista o incentivo a uma cultura com maior responsabilidade socioambiental, e envolverá toda a comunidade acadêmica.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010