Udesc recebeu quase 30 novos alunos do exterior neste semestre - Foto: Luiz Eduardo Schmitt
Um total de 53 estudantes provenientes de dez países frequentará a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no segundo semestre de 2016 por meio de convênios firmados com instituições internacionais.
Os intercambistas podem cursar até 18 meses na universidade catarinense. Na lista, encontram-se alunos oriundos principalmente de países como Alemanha, Espanha, Suécia, França e Itália. Do total, a maioria estudará em Florianópolis (39) e em Joinville (oito).
De acordo com a Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), da Udesc, além de instituições conveniadas, a Udesc já está aceitando a vinda de estrangeiros como
free mover (aluno visitante), com as mesmas regras do acadêmico visitante brasileiro.
O técnico Gustavo Kogure, da SCII, atribui o aumento na procura de estrangeiros ao aprimoramento na divulgação da inscrição junto aos escritórios internacionais, "além da melhoria processual como um todo, já que a inscrição é 100% virtual, realizada diretamente via portal da Udesc".
Segundo ele, o câmbio favorável e o suporte dado aos intercambistas também promoveram o aumento do número de alunos vindos do exterior.
"O Buddy Program – ou programa de apadrinhamento de alunos estrangeiros por ex-intercambistas – contribuiu para este crescimento significativo", explica.
Leia mais:
19/05/2016 - Programa de bolsas ibero-americanas oferece três vagas para acadêmicos da Udesc
17/05/2016 - Alunos da Udesc novamente alcançam nível de inglês superior à média nacional em exame do Toefl
15/03/2016 - Udesc recebe alunos do Haiti, Honduras e Paraguai para estudos a partir deste semestre
01/03/2016 - Udesc convida comunidade acadêmica da Capital para recepção aos alunos estrangeiros na quinta
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007